Face ao atual contexto pandémico e à impossibilidade do Município de Albergaria-a-Velha dinamizar a típica tarde Dançante de Convívio Interinstitucional (normalmente realizada no âmbito do Dia Internacional da Pessoa Idosa), técnicos da Divisão de Educação e Ação Social estão a percorrer várias instituições do Concelho, levando a música à porta dos seniores.
Numa altura em que as instituições têm as suas atividades condicionadas, na sua maioria, ao espaço interior das instalações e com os contactos do exterior reduzidos, este momento musical visa levar alguma animação, permitindo às pessoas idosas verem “caras diferentes” e ouvirem temas conhecidos. Munidos de flauta, cavaquinho e guitarra, os colaboradores da Câmara Municipal cantam temas tradicionais que facilmente são acompanhados pelo público, cumprindo sempre as normas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde.
A iniciativa “Música à Porta” vai percorrer, até ao final da próxima semana, as instituições do Concelho com respostas para a terceira idade de ERPI e Centro de Dia, de natureza pública e privada.
A vida das pessoas idosas tem estado fortemente condicionada pela pandemia Covid-19 e o Município procura soluções que ajudem esta faixa da população a viver o período com menos isolamento e um pouco mais de alegria. Além deste momento musical itinerante, a Câmara Municipal dinamiza, no Facebook, o grupo informal Programa Idade Maior, que promove a partilha de saberes, histórias, receitas, mantendo o espírito de união e a comunicação entre os membros mais seniores da comunidade.