More
    InícioAmbienteERASE anuncia obra de remediação ambiental da Vala de S. Filipe

    ERASE anuncia obra de remediação ambiental da Vala de S. Filipe

    O ERASE – Agrupamento para a Regeneração Ambiental dos Solos de Estarreja, A.C.E., dá conhecimento público da realização da empreitada de remediação ambiental de vala hidráulica de S. Filipe, que terá início durante o primeiro trimestre deste ano.

     

    O ERASE – Agrupamento para a Regeneração Ambiental dos Solos de Estarreja, A.C.E., dá conhecimento público (consultar aqui o edital e os documentos associados) da realização da empreitada de remediação ambiental de vala hidráulica de S. Filipe, na União de Freguesias de Beduído e Veiros. A obra terá início durante o primeiro trimestre deste ano.

    Com um orçamento de 6.642.921,17 euros a empreitada terá um apoio financeiro da União Europeia, através do POSEUR, de 5.646.482,99 euros. A intervenção mereceu a aprovação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente e será executada pela sociedade ACA – Alberto Couto Alves, SA.

    A operação implicará a remoção de terras contaminadas da vala de S. Filipe e o seu total empedramento e, ainda, a remoção e reposição de novas terras nas faixas laterais dos prédios rústicos que a marginam, numa largura de aproximadamente 5 metros e, em alguns desses prédios, numa extensão máxima de 50 metros.

    As obras irão iniciar-se junto do complexo químico de Estarreja e prolongar-se-ão, faseadamente, até ao final da Vala de S. Filipe, na zona da Póvoa, sendo o prazo de execução cinco meses.

    O projeto ERASE, iniciado em 1994, tem por objetivo reduzir os efeitos ambientais relacionados com os resíduos industriais depositados no Complexo Químico de Estarreja, suspendendo a contaminação dos solos e águas subterrâneas (resultante do processo de lixiviação), recuperando ambientalmente as zonas envolventes.

    A remediação ambiental da vala de S. Filipe vem complementar a Fase I do Projeto Erase, de 2006, em que 300 mil toneladas de resíduos, antes depositadas a céu aberto no CQE, foram removidas e confinadas na Estrutura de Confinamento, numa estratégia de remediação ambiental que veio reduzir muito significativamente a contaminação dos solos proveniente de 50 anos de atividade da indústria química pesada.

    :: Consulte aqui os documentos associados

    Edital – Remediação Ambiental da Vala Hidráulica de S. Filipe
    Remediação Ambiental da Vala Hidráulica de S. Filipe – projeto de execução/ esboço corográfico
    Remediação Ambiental da Vala Hidráulica de S. Filipe – levantamento topográfico 1/3
    Remediação Ambiental da Vala Hidráulica de S. Filipe – levantamento topográfico 2/3
    Remediação Ambiental da Vala Hidráulica de S. Filipe – levantamento topográfico 3/3

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ÚLTIMOS ARTIGOS

    PUBLICIDADEspot_img