Júlio Dinis, escritor com fortes ligações a Ovar, estará em destaque no Festival Literário de Ovar, entre 8 e 12 de setembro, a propósito da evocação dos 150 do seu falecimento.
Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Ovar organiza, entre 8 e 12 de setembro, o FLO – Festival Literário de Ovar, com o objetivo de promover o livro e a leitura, num formato que privilegia o encontro e a proximidade entre os leitores e os escritores. Tal como em 2020, esta edição apresenta um formato descentralizado, decorrendo em vários equipamentos e em diferentes freguesias do concelho.
A sessão de abertura de FLO está agendada para quarta-feira, dia 8, às 21 horas, no Centro de Arte de Ovar e conta com intervenções de Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal, e Carlos Nuno Granja, programador dos conteúdos literários do FLO, a que se segue a primeira mesa do Festival, com Fernando Ribeiro, conhecido vocalista e letrista da banda portuguesa de metal gótico Moonspell, já com vários livros publicados, nomeadamente na área da poesia e da ficção, e João Tordo, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2009, com “As Três Vidas”, com livros publicados em diversos países. Para fechar este primeiro dia, subirá ao palco o projeto RUGE, com Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onis e Ruben Alves; um encontro de poesia e música no cruzamento entre a palavra escrita, cantada e falada.
O FLO tem um programa com 11 mesas, reunindo mais de 40 escritores/autores, espetáculos com música, poesia e teatro; exposições, oficinas e sessões de contos; apresentações de livros e umas Jornadas Literárias / Formação Creditada para Professores.
Este ano, o FLO integra ainda um conjunto de iniciativas do Programa de evocação dos 150 anos do falecimento de Júlio Dinis, escritor com fortes ligações a Ovar, onde está a “Casa Museu” que habitou num período de grande inspiração literária. Em parceria com o Agrupamento de Escolas Ovar Sul, cuja Escola Secundária tem o escritor como patrono, a autarquia assinalará o dia 12 de setembro com a entrega dos prémios do concurso literário e de ilustração “Júlio Dinis em Ovar”, a apresentação do “teaser” do documentário “Júlio Dinis em Ovar”, que está a ser produzido por Rui Pedro Lamy, em residência artística no Museu Júlio Dinis, e o lançamento de uma edição especial de “O Canto da Sereia” de Júlio Dinis, com ilustrações de Pedro Podre e um Estudo de Ana Ferreira.
Na antecâmara do FLO’ 21, já no sábado, dia 4, o Museu Júlio Dinis inaugurará a Exposição dos trabalhos do Concurso Literário e de Ilustração “Júlio Dinis em Ovar”, uma iniciativa do Agrupamentos de Escolas Ovar Sul que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, e será apresentado o programa do Festival Literário, havendo ainda espaço para uma conversa com o editor João Manuel Ribeiro e “Espaço Leituras” com autores locais