No âmbito do ciclo OuTonalidades, o Cineteatro Alba presta homenagem ao músico Astor Piazzolla, que nasceu há 100 anos e definiu uma nova forma de interpretar o Tango. No palco do Espaço Café-Concerto, a 28 de outubro, estará o grupo QuinteTango. O espetáculo, com início às 22h00, é de entrada gratuita, mas sujeito ao levantamento de ingresso e à lotação da sala.
Astor Piazzolla é considerado o compositor de Tango mais importante da segunda metade do século XX. Mas, ironicamente, quando começou a fazer inovações neste estilo de música, inspirando-se no Jazz, foi fortemente criticado pelos seus pares. Em Buenos Aires, nos anos 60, Astor Piazzolla formou o Quinteto Tango Nuevo, que haveria de tornar-se o veículo primeiro para a sua visão vanguardista. Durante esta década, o músico refinou o experimentalismo, esticando a estrutura formal do Tango até aos seus limites.
Neste café-concerto de tributo, os QuinteTango vão recriar a formação musical dos anos 60, que tantas marcas deixou na Cultura Popular. Os QuinteTango são constituídos pelos músicos Catarina Peixinho (piano), Artur Fernandes (concertina), André Madeira (guitarra), Hugo Brito (violino) e Miguel Calhaz (contrabaixo).