O 39º Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha decorreu no dia 17 de agosto, na Alameda 5 de Outubro, reunindo em palco 4 grupos folclóricos convidados mais o da casa, sendo um deles originário de Espanha.
Pelas 16h os grupos foram recebidos na biblioteca municipal de Albergaria, onde decorreu a habitual cerimónia de boas-vindas e troca de lembranças, fazendo-se representar neste ato, o município, a união de freguesias e a federação de folclore português, seguindo-se o jantar no quartel velho dos bombeiros voluntários.
De referir que este ano o etnográfico comemora os seus 40 anos de existência, tendo sido fundado a 1 de janeiro de 1984, efeméride que não caiu no esquecimento e que foi amplamente referida pelas entidades oficiais.
Os grupos iniciaram o seu desfile por volta das 21.30h, sucedendo à atuação da escola de concertinas de Mouquim, que atuou durante 30 minutos, reunindo o agrado de todos o que foram assistir a este evento.
A alameda encheu-se de muitos apreciadores do folclore, bem como muitos emigrantes, que permaneceram até ao final deste evento.