A Juventude Socialista de Aveiro reuniu com o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Wilson Carmo. A JS irá iniciar um conjunto de encontros com associações do município, de forma a podermos auscultar os problemas e os desafios que Aveiro, atualmente, enfrenta.
Nesta primeira reunião com a AAUAv, foi possível perceber a problemática do alojamento para os estudantes, a falta de transportes e a cooperação com a Câmara Municipal.
O alojamento estudantil é uma problemática nacional que, infelizmente, causa perturbações aos estudantes da Universidade de Aveiro (UA). Pouco ou nada se tem feito a nível municipal para mitigar estes problemas, antes pelo o contrário. Continuamos a assistir ao descontrolo do mercado de habitação com a reiterada aposta no Alojamento Local e com a falta de habitação a custos controlados. O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, posicionou-se contra o Ministério da Juventude, defendendo que não deveriam ser realizadas qualquer tipo de obras na pousada da Juventude, sendo que esta poderia ser uma solução a curto prazo no aumento da oferta de quartos para estudantes. Segundo o Observatório do Alojamento Estudantil, o preço médio por quarto em Aveiro é de 340€. Ao problema do preço, junta-se a falta de oferta, visto que muitos estudantes ficam impedidos de arrendar casa fora das proximidades da UA, devido à fraca oferta de transportes públicos no município. Aliás, a estratégia de mobilidade falha redondamente, não existindo qualquer articulação com a UA, uma vez que os estudantes que residem nas residências do Crasto não têm direito a usufruir do uso de uma paragem de autocarros próxima, causando dificuldades aos estudantes que regressam carregados ao domingo para mais uma semana numa cidade que, supostamente, é para estudantes.
Relativamente à cooperação com a Câmara – ou a falta dela –, denunciamos a má fé por parte deste executivo em recusar-se apoiar a maior associação do município que tanto dinamiza e potencializa o nosso município no Distrito e no país, a níveis associativos, desportivos, recreativos e culturais. Recordamos que esta atitude de desarrimo com uma Associação Académica não tem paralelo no país – é mesmo caso único!
A Juventude Socialista de Aveiro continuará a defender os estudantes e será o garante que Aveiro pode mesmo ser a sua casa enquanto estudam na nossa magnífica Universidade ou enquanto ativos futuros que muito podem contribuir para a nossa Região.
O Presidente da Juventude Socialista de Aveiro – João Sarmento