A rede de abastecimento de Santa Maria da Feira, gerida pela INDAQUA Feira, foi premiada com o Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano. A distinção foi atribuída pelo regulador do setor (ERSAR), que revelou também novos dados sobre a qualidade da água. Neste município, o indicador “água segura” supera a média nacional, fixada nos 98,77%.
20 de novembro de 2024 – As boas notícias sobre o abastecimento público de Santa Maria da Feira constam do mais recente relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Serviços (ERSAR), com dados relativos a 2023.
Santa Maria da Feira obteve uma classificação de 99,85% no indicador que avalia a segurança da água que chega à torneira dos consumidores, através da rede de abastecimento. O relatório recorda ainda que, neste município, a INDAQUA Feira distribui cerca de 14 mil m3 de água por dia, chegando a quase 135 mil pessoas.
Com base nos resultados do relatório, a ERSAR distinguiu ainda a INDAQUA Feira com o Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano, atribuído às empresas com melhor desempenho nesta área. O prémio foi entregue no decorrer do Seminário Nacional de Abastecimento de Água, realizado em Tomar.
Uma distinção “recebida com enorme satisfação, dado que é o reconhecimento, a nível nacional, do contínuo trabalho que a INDAQUA Feira e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira têm implementado, no sentido de disponibilizar um serviço essencial de excelência às populações”, afirma Daniel Cardoso, Diretor Geral da INDAQUA Feira.
Importante, ainda, porque “demonstra que a água da rede pública, monitorizada e testada diariamente, é a única que oferece segurança aos consumidores, indo ao encontro do esforço que a INDAQUA Feira tem vindo a fazer na sensibilização dos feirenses para ligação das habitações à rede pública de abastecimento, em detrimento de poços e furos, cuja água não deve ser usada para consumo humano (beber, cozinhar, entre outros)”, acrescenta.
O relatório “Controlo da qualidade da água para consumo humano” apresenta, a nível nacional, a realização e conformidade das análises que são exigidas a cada empresa de abastecimento.
Sobre Portugal continental, o relatório apresenta uma média de água segura de 98,77%, o que, para a ERSAR, confirma “a consolidação do patamar de excelência na qualidade da água fornecida na torneira dos portugueses”. Desde 2015 que este indicador ronda os 99%.