O projeto “Demência e Agora?!… – Centro Rainha D.ª Leonor”, de Oliveira do Bairro, foi distinguido com uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro – edição 2024.
O Centro Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, e que conta com o apoio da autarquia local, é um Centro de Intervenção à Pessoa com Demência e Cuidadores.
Lília Ana Águas, Vereadora da Saúde e da Idade Maior da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, felicitou a instituição pelo reconhecimento recebido, “que nos orgulha a todos e que nos motiva a continuar neste caminho de apoio aos que mais precisam, neste caso em particular, a quem sofre de demência e às suas famílias e cuidadores”.
Sobre a parceria entre as duas entidades, a autarca referiu que “a Câmara Municipal continuará a apoiar este projeto, para que tenha condições de continuar no nosso concelho, sabendo que se trata de uma resposta inovadora e que é um exemplo, não só para a região, mas também para todo o país”.
O Centro Rainha D.ª Leonor oferece serviços integrados e diferenciados para a demência, como grupos de suporte e gestão de emoções, promovendo sessões de convívio e capacitação para as famílias e cuidadores, com enfoque na gestão das dinâmicas familiares durante o decurso e evolução da doença.
O funcionamento deste centro torna-o distinto das respostas tradicionais, promovendo a permanência do utente em casa, sendo uma resposta com impacto sério na qualidade de vida das pessoas com demência e suas famílias, pelo controlo e gestão não farmacológica da doença.
O Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que vai já na sua 7.ª edição, é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., beneficiando da colaboração dos consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture, que tem como objetivos potenciar a divulgação e o reconhecimento dos projetos e práticas que promovam o envelhecimento ativo e saudável existentes na Região Centro.