“A Almeria de Leone” (re)visita a vida e obra do realizador da chamada trilogia dos Dólares, western spaghetti que lançou Clint Eastwood e se tornou uma referência do cinema.
Na próxima sessão do “Cine S. João”, vai ser exibido “A Almeria de Leone”, um filme sobre o grande cineasta italiano Sergio Leone (1929-1989). Para ver no dia 3 de outubro, às 21h10, no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, com entrada gratuita, mediante obtenção de bilhetes-convite através da plataforma online BOL ou nos locais habituais.
Leone realizou alguns dos maiores filmes sobre o Oeste americano, nomeadamente. “Aconteceu no Oeste” (1969), já depois de ter assinado também “Por Um Punhado de dólares” (1964), “Por mais um punhado de dólares” (1965) e “O bom, o mau e o vilão” (1966), todos protagonizados por um ainda pouco conhecido Clint Eastwood e que ficaram para a história do cinema como a trilogia dos “Dólares”.
Sessenta anos depois do lançamento de “Por Um Punhado de dólares”, o podcast VHS, em colaboração com “The World is a Set”, viajaram até Almería, no Sul de Espanha, para contar esta história em “A Almeria de Leone”, que estreia em Portugal na sessão de 3 de outubro, nos Paços da Cultura, uma projeção inserida na iniciativa Cine S. João, promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca
Esta é uma oportunidade de (re)visitar uma das zonas cujas paisagens marcam as referidas longas-metragens de Leone, exemplos maiores do chamado western spaghetti, um subgénero que designava filmes de produção italiana dos anos 60 e 70 do século passado, que eram geralmente rodados em Itália ou Espanha. No final da sessão haverá uma conversa com o público, na qual está prevista a participação de Paulo Fajardo, autor de “A Almeria de Leone”,