More
    InícioSÃO JOÃO DA MADEIRAMunicípio de São João da Madeira assina protocolo para apoio ao alojamento...

    Município de São João da Madeira assina protocolo para apoio ao alojamento de cidadãos ucranianos

    Foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), que tem por objeto o enquadramento da cooperação operacional e técnica entre estas entidades, com vista a dar resposta no concelho às necessidades de alojamento no contexto do movimento migratório gerado pelo conflito na Ucrânia.

    Estabelecido no quadro do programa governamental “Porta de Entrada” – direcionado para o apoio ao alojamento urgente –, esse protocolo, já homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, visa disponibilizar recursos financeiros de suporte a encargos inerentes às soluções de acolhimento em S. João da Madeira até um máximo de 20 agregados familiares oriundos da Ucrânia.

    Para efeito, o IHRU concede um apoio financeiro, sob a forma de comparticipações não reembolsáveis, por um período de até 18 meses, que se estima no valor máximo de 153.558 euros. Nos termos do protocolo, as verbas serão disponibilizados “diretamente a cada uma das pessoas ou agregados, podendo ainda, sempre que o caso o justificar, ser transferidos diretamente para conta bancária da pessoa, singular ou coletiva, com quem é contratualizado o alojamento”.

    O IHRU assume ainda a responsabilidade de “facultar a informação e o apoio técnico que se revelem necessários à instrução dos processos de candidatura”, para além de “assegurar a gestão e a concessão do apoio financeiro”. Por seu turno, o município compromete-se, nomeadamente, a verificar o cumprimento dos requisitos de acesso ao Porta de Entrada por parte das pessoas abrangidas.

    No âmbito do programa Porta de Entrada, assinala-se que o Município de S. João da Madeira foi o primeiro do país a apresentar uma candidatura, com um contrato de arrendamento assinado, com vista a alojar quatro pessoas deslocadas da guerra da Ucrânia.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ÚLTIMOS ARTIGOS

    PUBLICIDADEspot_img