Por volta das 19h houve o já habitual jantar na sede do grupo para os grupos convidados e diversas personalidades, tendo o festival iniciado por volta das 22.30h em Alquerubim, no recinto da igreja matricial.
Depois da apresentação dos grupos, que subiram ao palco, seguiu-se a sessão protocolar, com a entrega de diversas lembranças aos grupos convidados, pela mão dos representantes da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e da representante da Federação de Folclore nacional, bem como do grupo anfitrião.
Os grupos iniciaram as suas atuações de seguida onde durante perto de 1.30h cantaram e dançaram para deleite dos presentes.
Este festival já não se fazia há 2 anos, devido à pandemia, e segundo Rui Rodrigues, Vice-Presidente do Grupo de Folclore de Danças e Cantares do Fial, para o ano será o número redondo e o 30º Festival vai ter que ser muito especial, estando já em preparação. A preservação das tradições e dos seus artefactos é um dos objetivos deste grupo, que muito tem feito pela preservação do folclore albergariense ao longo de dezenas de anos.
Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha ressalva o retornar das atividades culturais no concelho, enfatizando a parte folclórica, admitindo que os últimos dois anos foram difíceis, devido à pandemia, mas que este ano o concelho tem sabido recuperar e tem havido eventos com recorde de afluência como nunca se viu.
O Aveiro TV e o Ribeirinhas TV continuam a apoiar as raízes e as tradições dos nossos povos, com a cobertura de eventos que merecem registo para memória futura.