Diogo João Breda Lopes, bolseiro de investigação do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) e do Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, foi distinguido a nível nacional, no dia 4 de novembro de 2020, por ocasião da comemoração do Dia Mundial Dos Materiais 2020, com o 1º Prémio de Melhor Dissertação de Mestrado dos anos letivos 2018-2019 e 2019-2020 na área da Ciência e Engenharia de Materiais pela Sociedade Portuguesa de Materiais.
O Prémio SPM, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), visa distinguir jovens investigadores e apoiar a participação do vencedor na Conferência Euromat 2021 (Áustria) para apresentação da sua tese no concurso ao prémio FEMS Master Thesis Award a nível europeu.
O prémio foi atribuído à dissertação intitulada “Design de fotocatalisadores multifuncionais à base de titânia por reacções redox controladas”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais e orientada pelos investigadores do CICECO Andrei Kovalevsky (DEMaC) e Ana Luísa Daniel-da-Silva (DQ). Este trabalho demonstra um novo conceito para o processamento de fotocatalisadores em microescala com capacidades inerentes de co-ativação térmica e estabilização do polimorfo anatase. Os resultados foram publicados recentemente na revista Materials (https://www.mdpi.com/1996-1944/13/3/758). A abordagem tem potencial para aplicação na produção de artigos cerâmicos com funcionalidades de autolimpeza e desinfeção.
Diogo João Breda Lopes apresentará a sua tese na Conferência Internacional EUROMAT 2021, a ocorrer de 12 a 16 de setembro de 2021, em Graz, na Áustria.