A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou o projeto de arquitetura para a beneficiação do edifício do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha, bem como a abertura de um concurso público para a sua concretização. A base de licitação para a intervenção ficou estipulada em 795 349,40 euros, mais IVA, com um prazo de execução de 210 dias.
O estado de degradação do edifício implica, nesta fase, iniciar a beneficiação na envolvente externa, para blindar as patologias daí provenientes, permitindo conferir mais qualidade no interior e, desse modo, restabelecer as condições mínimas de utilização funcional por parte dos utilizadores do edifício, sejam eles profissionais de saúde ou utentes. O projeto engloba três grandes áreas – a intervenção na cobertura, com a substituição dos materiais existentes e a colocação de novo isolamento térmico e hidráulico; a reconstrução de todo o sistema de águas pluviais; e o tratamento das paredes exteriores, de acordo com as patologias apresentadas, refechando e reparando todos os paramentos exteriores.
Estando o Centro de Saúde sob a tutela do Ministério da Saúde, esta intervenção corresponde ao apoio que o Município de Albergaria-a-Velha consegue concretizar neste momento e que é necessário para resolver os graves problemas que se têm vindo a verificar nos últimos anos, marcados por inundações provocadas pela falência generalizada da cobertura e dos isolamentos. Com a intervenção promove-se, ainda, a melhoria da eficiência energética do edifício.