A Câmara Municipal vai promover no Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo, a partir de 29 de março, um conjunto de atividades inseridas no programa Academias do Conhecimento, no âmbito do protocolo assinado com a Fundação Calouste Gulbenkian.
O projeto “Casa das Máquinas”, que conta ainda com a parceria da Universidade de Aveiro – responsável pela monitorização e avaliação do programa – vai dar início aos programas “Safra – Faz-te à Vida!” e “Academia do Desenrasque”, depois de todos os condicionalismos sentidos com as restrições inerentes à pandemia.
Nos dias 29 e 31 de março, aproveitando a interrupção letiva das Férias da Páscoa, os jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico vão poder explorar a modelação 3D (impressão 3D incluída). Esta iniciativa da “Safra – faz-te à Vida!” será desenvolvida através da plataforma digital Zoom, das 10h00 às 13h00, e tem uma limitação de 12 vagas. As inscrições são obrigatórias e estão disponíveis através do email [email protected].
No regresso às aulas, todas as quartas e sextas-feiras, entre abril e junho, a Academia do Desenrasque irá promover as suas iniciativas para os estudantes do 2.º Ciclo, também à distância e através da plataforma Zoom, mantendo-se as inscrições obrigatórias através do email [email protected].
Divididos em dois turnos, de 12 elementos, os jovens vão poder explorar atividades contextualizadas com a forte tradição marítima do Município de Ílhavo.
O primeiro grupo ocupará as quartas-feiras, com início no dia 7 de abril, e o segundo grupo, às sextas-feiras, com arranque agendado para o dia 9 de abril. As sessões decorrem entre as 14h30 e as 17h30.
O protocolo de cooperação estabelecido entre o Estaleiro e a Fundação Calouste Gulbenkian tem como objetivo o desenvolvimento de competências sociais e emocionais – Comunicação, Pensamento criativo, Resolução de problemas – para crianças e jovens, até aos 25 anos de idade.