O Município de Anadia associou-se às comemorações dos dias das florestas, da poesia e da água, plantando, na semana passada, uma oliveira em todas as freguesias do concelho. Transmitir força aos munícipes e renovar a esperança em dias melhores foram os principais objetivos desta ação. As oliveiras (15) foram plantadas em Anadia e Mogofores (União das Freguesias de Arcos e Mogofores), Aguim, Curia e Óis do Bairro (União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro), Chipar de Cima (Freguesia de Vilarinho do Bairro), Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas (União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas), Boialvo (Freguesia de Avelãs de Cima), Avelãs de Caminho (Freguesia de Avelãs de Caminho), Moita, Vila Nova de Monsarros e Espairo (Freguesia de São Lourenço do Bairro) e Sangalhos (Freguesia de Sangalhos).
Para esta ação, que contou com a presença dos presidentes das várias juntas de freguesia, foi escolhida a oliveira por ser símbolo de paz e por se tratar de uma espécie resistente e de grande longevidade. Em cada árvore foi colocado um cartaz, contendo poemas de autores locais, nomeadamente Joana Alferes, Vanda Paz, Belarmina da Silva Martins e Maria do Céu Castelo-Branco.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realça o simbolismo desta iniciativa, considerando que “é cada vez mais importante valorizar a vida e relembrar que esta fase difícil, fortemente marcada pela pandemia de Covid-19, há de passar, deixando lições que nos serão muito úteis no futuro”.