A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) organiza a 45.ª edição da Feira do Livro de Aveiro num novo espaço: a envolvente do ATLAS Aveiro, com inauguração agendada para as 18h00 do dia 28 de maio. A Feira estará de portas abertas de segunda a quinta-feira, das 15h00 às 20h00, sextas-feiras das 15h00 às 22h30, sábados e feriados das 10h00 às 22h30 e domingos das 10h00 às 20h00.
Destacando o Teatro, género literário, em homenagem à comemoração dos 140 anos do Teatro Aveirense, esta edição da Feira do Livro decorrerá na envolvente do ATLAS Aveiro. Na abertura do evento vai contar-se com a apresentação de um monólogo de Sara Barros Leitão, “Proclamação da existência”, seguindo-se uma conversa entre a atriz e José Pina, diretor do Teatro Aveirense, que irão abordar a temática do Teatro.
A Feira do Livro, referenciada no Plano Estratégico para Cultura (PEC) da CMA como uma das iniciativas culturais e criativas municipais de caráter regular, pretende continuar a ter impacto Regional e Nacional ao reunir em Aveiro, uma cidade que assume a Cultura e a Criatividade como fatores centrais da sua vida coletiva, personalidades de relevo da literatura nacional e internacional e promover os autores Aveirenses, assim como contribuir para a sustentabilidade do comércio livreiro local. Esta iniciativa, prevista no Plano Estratégico para a Cultura, reflete a forte aposta de Aveiro na dimensão cultural, consubstanciada numa visão estratégica de longo prazo com o episódio da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 em destaque.
Com um programa constituído por lançamentos de livros, conversas com escritores, tertúlias e dias temáticos, a CMA procura realizar um evento literário de referência nacional, na Região de Aveiro. O certame, que será um dos “grandes eventos” na cidade após-confinamento, conta com um plano de contingência e muitas medidas de prevenção e segurança, tendo todas as atividades da programação uma lotação limitada e inscrição obrigatória.
Destaque para a presença dos seguintes autores nacionais e internacionais:
29 de maio
Nuno Júdice
30 de maio
António Mota, Marta Madureira, Sara Reis Silva e Francisco Vaz da Silva
3 de junho
Conceição Oliveira, Maria Sousa e Vanessa Jesus
4 de junho
Rosa Alice Branco
5 de junho
Luís Osório, Domingos Amaral, Isabel Rio Novo, Rui Cardoso Martins e Rita Brutt
10 de junho
Carla Maia de Almeida, Inês Fonseca Santos e Mário Zambujal
11 de junho
Afonso Reis Cabral e João Tordo
12 de junho
Ondjaki e Mário Augusto
13 de junho
Hélio Loureiro
Vários “Dias” temáticos
O programa conta ainda com a presença de diversos autores nacionais, muitos de referência e figuras mediáticas, autores da Cidade e Região de Aveiro, e prevê uma vasta programação na área da música e do teatro, com especial destaque para os dias temáticos, destacando-se o Dia da Poesia, o Dia do Autor Aveirense, o Dia do Livro Infantil e o Dia da Saúde e da Alimentação.
Exposição “Fanzine Ultra Violenta”
O ATLAS Aveiro irá receber, sob a curadoria de Miguel Correia, a exposição “Fanzine Ultra Violenta” dedicada à cultura visual alternativa, publicação independente, artes plásticas e design experimental. Esta mostra terá como elemento principal os trabalhos artísticos criados para os 12 números do Fanzine Ultra Violenta. Esta publicação resulta de um projeto de exploração visual e conceptual que agrega artistas nacionais e internacionais. Cada um dos números tem um tema único, onde quatro a cinco artistas fazem a sua interpretação livre, resultando num registo visual que se estende desde a cultura punk e grunge, até à cultura urbana do grafitti, passando pelos manifestos do movimento artístico dadaísta. Para além da exposição serão ainda desenvolvidos diversos workshops de Stencil, gravura em embalagem cartonada, patchwork embutido, caligrafia e lettering, cianotipia, impressão em risografia, ilustração e colagem e ainda em edição de fanzines, lecionados por artistas que fazem parte do coletivo tais como: Joana de Matos, Mário Afonso, Miguel Correia, Miguel Crespo, Rogério Guimarães, Rute Myriam, Sara Bandarra, Sofia Monteiro e Helena Zália.
Leitores à conversa com autores
A Feira do Livro irá decorrer na Praça da República, onde o público poderá encontrar as últimas novidades da literatura e o célebre Livro do Dia, bem como o Espaço Autores para poder conversar com os seus autores favoritos ou descobrir novos talentos literários.
Num processo contínuo de crescimento, a Feira contará com representações de livreiros aveirenses (Livraria Santa Joana, Livraria ABC, Socodante Livraria Técnica, Angels Formula- Alfarrabista, Ror de Livros, IBOOK, Livraria Bertrand, Livraria Gigões & Anantes, FNAC, CTT, CMA – Edições municipais), representando as principais editoras nacionais.
Programa de animação
A Feira do Livro apresenta um programa de animação cultural diversificada, com atividades para todos os gostos e para todas as idades. Muitos momentos musicais protagonizados por agentes locais, numa clara aposta no apoio ao setor cultural local.
Workshops, contos, música para bebés, poesias, teatro e muito, muito mais.
Destaque para as seguintes atividades:
28 de maio
PISABA Jazz Trio
“Planeta Plip” workshop por Red Cloud
29 de maio
“Jogos Poéticos”: Grupo Poético de Aveiro
“A boneca de trapos” por MUSA
Duo PALCO CENTRAL
2 de junho
Drum Jam
3 de junho
Novas Quintas na Rua com André Henriques
4 de junho
Porta 59 (OMA)
6 de junho
Balbucia
10 de junho
“Histórias pelo ar, contos para rir e chorar” por Cláudia Stattmiller
11 de junho
Workshop de Composição de Fanzines por Miguel Correia – Fanzine Ultra Violenta