Presencialmente, há ainda mais de 100 participantes na Casa da Criatividade.
Enquadrada nas atividades que assinalam o início do ano letivo em S. João da Madeira, a 12.ª edição das Jornadas da Educação do concelho abriu nesta quinta-feira, 2 de setembro, às 9h30, naquele que é o primeiro de dois dias de reflexão entre investigadores, especialistas , docentes e demais profissionais da educação.
Promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, este evento anual decorre sob o lema “Educamos para o futuro”, através da análise de temas relacionados com a educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI.
Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, salientou, como um dos temas em destaque nas jornadas, o debate em torno da organização semestral do ano escolar, adotado em S. João da Madeira em 2020/2021 e que terá continuidade no reinício das aulas.
A questão da recuperação das aprendizagens face às condicionantes provocadas pela Covid-19, e o papel das escolas no acolhimento de cidadãos estrangeiros, nomeadamente refugiados, foram outras linhas orientadoras da sua intervenção
Tendo em conta as restrições impostas pela Covid-19, as Jornadas da Educação deste ano realizam-se em regime “híbrido”, ou seja, presencialmente, na Casa da Criatividade e através de uma plataforma online. No primeiro caso, estima-se a presença de 130 participantes, a que se somam cerca de mil através da internet.
Para além do programa diurno, à noite decorrem momentos de debate especialmente dedicados aos pais e encarregados de educação. Assim, nesta quinta-feira, às 21h00, realiza-se o painel “Conversas com… Eduardo Sá”, psicólogo e Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra.