Com o projeto de Promoção da Alimentação Saudável, integrado na Agenda Municipal da Educação, a Câmara Municipal quer criar uma nova cultura de nutrição junto dos mais novos, que seja divertida de aprender e com soluções saborosas fáceis de aplicar no dia-a-dia. Pretende-se, ainda, promover a dieta mediterrânica, que representa um modelo alimentar completo e equilibrado, com inúmeros benefícios para a saúde, longevidade e qualidade de vida.
As sessões são dinamizadas por duas nutricionistas que, além de orientarem as crianças na confeção do prato definido, realizam alguns jogos para familiarizarem os mais novos com os alimentos que deverão integrar uma alimentação saudável, tais como a fruta, os vegetais ou o azeite.
No mês de fevereiro, as sessões são dedicadas a “Lanches e merendas saudáveis”, com a confeção de uma salada de frutas com quivi, banana e ananás. Os temas das próximas atividades são: “Sabores mediterrânicos”; “Da horta com muito gosto”; “Começa o dia com fibra e energia”; “Tão próximo e tão fresco”; “Frutas e vegetais, o bem que nos fazem”; “À descoberta das leguminosas”; “Aromáticas à mesa”; e “Snacks saudáveis”.
O Município de Albergaria-a-Velha pretende também desenvolver sessões de alimentação saudável para a comunidade em geral, a agendar brevemente, com a confeção de receitas que potenciam o aumento da ingestão diárias de legumes e frutas.voltar