As Olimpíadas de Educação Financeira, uma das maiores competições interescolas promovidas pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, puseram à prova, através de um quiz digital, conhecimentos sobre áreas como planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular. Temas que fazem parte do projeto educativo “No Poupar Está o Ganho” que junta, só neste ano letivo, mais de 650 turmas.
Entre os vencedores nacionais das Olimpíadas de Educação Financeira, está o 2.º B da Escola Básica de Canedo, em Santa Maria da Feira, que se destacou por alcançar a melhor pontuação de todas as turmas do 1.º e 2.º ano que integraram a competição.
Também de Santa Maria da Feira, outra turma foi premiada a nível municipal, por obter o melhor resultado, no respetivo escalão, entre todos os participantes do mesmo concelho. A vitória coube ao 3.º A da Escola Básica da Póvoa, que conseguiu a pontuação municipal mais alta, no escalão do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo.
“As Olimpíadas de Educação Financeira são exemplo das dinâmicas pedagógicas que desenvolvemos no «No Poupar Está o Ganho» e que contribuem para uma aprendizagem mais eficaz. Através de jogos, de conteúdos multimédia e da competição saudável entre turmas e escolas, este projeto cumpre a missão de integrar nas vidas dos mais novos conceitos de literacia financeira e de poupança que têm grande importância na sua formação enquanto futuros consumidores mais informados, conscientes e responsáveis”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, entidade criadora e promotora do “No Poupar Está o Ganho”.
Este projeto de educação financeira está a ser implementado em Santa Maria da Feira através de uma parceria com a Câmara Municipal. No site do programa são propostos às turmas conteúdos, atividades e desafios didáticos que podem ser implementados ao longo de todo o ano letivo.