Tendo-se assinalado no último sábado, 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, decorrem no início desta semana algumas atividades alusivas à data, promovidas pela CERCI S. João da Madeira e pela Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA), com a colaboração do Município de S. João da Madeira.
Assim, até quarta-feira, 7 de dezembro, estão a ser desenvolvidas atividades sobre a temática, inseridas no projeto Educativo Municipal e dirigidas aos alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, sendo posteriormente estendidas, também, aos alunos do mesmo nível de ensino dos outros Agrupamentos de Escolas.
Em cada escola, a CERCI realiza uma sessão de cerca de uma hora, durante a qual é visualizada a curta-metragem “Cordas”, explicando e abordando o tema da Deficiência/Incapacidade, assim como uma explicação do que é e com quem trabalha a essa instituição sanjoanense.
Esses momentos incluem a presença de dois utentes, para darem o seu testemunho. No fim da atividade, são distribuídos, numa oferta do município, marcadores de livros elaborados para o efeito, com a mensagem “Pela promoção da Igualdade na Diferença”.
Após a intervenção da CERCI, a EMPA propõe a realização de alguns exercícios práticos em que os alunos são chamados a experienciarem situações em que as suas aptidões físicas são limitadas temporariamente, tendo que se adaptar â execução de diferentes tarefas de olhos vendados, deslocando-se em cadeira de rodas, apoiando-se em canadianas ou não podendo usar linguagem verbal.