O Festival NATOURALE (https://natourale.de/en/) acontece a cada dois anos em Wiesbaden, na Alemanha. Os filmes são exibidos em quatro cinemas do Estado de Hessen, incluindo Wisbeden, tendo como principal local de encontro o conhecido cinema Murnau. A entrega de prémios tem lugar no majestoso palácio Kurhaus.
Um painel internacional de cineastas premeia os filmes mais impressionantes dos últimos anos nas áreas de natureza, meio ambiente, viagens e turismo. O objetivo é destacar as melhores produções audiovisuais que contribuem para orientar a humanidade no sentido de um futuro sustentável.
O diretor do Festival, o multi-premiado cineasta alemão Andreas Ewels , afirma: “As pessoas só protegem o que conhecem e respeitam, por isso as viagens e o espírito de descoberta são muito importantes. Mas a exploração deve ser feita o máximo respeito pela natureza, para que não destruamos tudo descobrindo nosso mundo. Nós só temos um planeta”.
Os cineastas que reconhecem e implementam esse conceito têm a apoiá-los o NATOURALE. O Festival NATOURALE teve sua origem no importante fórum NATURFILMNÄCHTE WIESBADEN. Duas a três vezes por ano, cineastas alemães de filmes de natureza e meio ambiente exibem aqui os seus trabalhos e discutem com o público. O grande sucesso dessa série de eventos motivou os seus realizadores a darem mais um passo e, com o novo festival NATANURALE, os cineastas internacionais têm a chance de se apresentarem ao público em Wiesbaden, capital do estado de Hessen.
Por isso, o prémio atribuído ao filme “Time Switch Aveiro” é um grande reconhecimento para a Centro de Portugal Film Commission (CPFC), a Eureka Films, a Turismo Centro de Portugal, a Câmara Municipal de Aveiro e o CITUR – Politécnico de Leiria.
Francisco Dias, Vice-Presidente da Centro Portugal Film Commission, investigador de Turismo do Politécnico de Leiria e Diretor do Festival de Cinema ART&TUR, refere: “sinto-me muito orgulhoso por esta grande conquista, pois foi um filme de orçamento zero que produzimos para demonstrar que é possível um novo modelo de turismo, muitos melhor e mais sustentável”.
O filme usa uma interessante abordagem narrativa de Marco Calábria e Bruno Calanca Nishino (Eureka Films) para apresentar uma proposta científica de Francisco Dias – o novo modelo de turismo 3S (Slow – Smart – Small) -, ao mesmo tempo que promove Aveiro como destino turístico, tendo sido produzido pelo ART & TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo que decorreu em Aveiro em 2021.
A Centro de Portugal Film Commission agradece a todos os participantes desta iniciativa, designadamente, Bruno Calana Nishino e Marco Calábria, Henrique Silva e Sancho Vieira (atores), Adriana Rodrigues, Sílvia Ribau e Magda Santos (Turismo Centro de Portugal), Arthur Filipe Araújo (investigador) e Câmara Municipal de Aveiro!
Assista ao filme aqui: https://m.youtube.com/watch?v=wo7XuK2rzBw&t=1s