“Nem só de Pão” é um projeto de Alexandra Saldanha e Nuno Duarte, com coordenação de Rui Souza, que homenageia as padeiras de Vale de Ílhavo. Para tal, os criadores “meteram a mão na massa” e entrevistaram algumas padeiras, parte delas ainda no ativo e outras que já deixaram de cozer pão. As imagens recolhidas são o ponto de partida para uma performance ao som dos bombos dos Toca Baldar, intercetada pelos urros e saltos enérgicos dos Cardadores.
Com o objetivo de valorizar as tradições de Vale de Ílhavo, esta performance conta a história do pão, das padeiras e dos caminhos, “que podem ser feitos de pedras, de pó, de vozes, de bombos, de flores, de andores, de pão, de água, de vinho, de abraços, de tristezas e de festas”.
“Nem só de Pão” é uma criação “que deve ser servida bem quente cozinhada num forno de gente. E como esta gente é pão para toda a obra, este espetáculo será isso mesmo: a mostra de que não nos esgotamos naquilo que o olho vê. É preciso meter a mão na massa”.
O espetáculo encerra a Festa do Pão de Vale de Ílhavo 2023. Os bilhetes (€6,00) estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e na bilheteira online, em ilhavo.bol.pt.