Iniciou-se nesta segunda-feira, 20 de março, nos jardins de infância da rede pública de S. João da Madeira, o programa-piloto “Lanches Escolares Saudáveis”, promovido pelo Município de e que conta com financiamento comunitário.
Este projeto “reveste-se de uma importância extraordinária para as nossas crianças, contribuindo para o seu crescimento harmonioso e saudável, constituindo, igualmente, uma ajuda preciosa para as famílias que a ele aderirem”, afirma a vereadora da Educação, Irene Guimarães.
No primeiro dia, o menu da manhã foi constituído por pão de centeio com sementes, com recheio de creme vegetal enriquecido em ómega 3 e 6, e uma banana. À tarde, a ementa incluiu pão integral, com marmelada (sem adição de açúcar e reduzido teor de adoçante), sendo a peça de fruta uma clementina.
Esta iniciativa inclui dois lanches saudáveis por dia, sendo necessária inscrição através do portal online educa (educa.cm-sjm.pt), que é gratuita para quem se encontra no escalão A da ação social escolar. Para quem se encontra no escalão B, o preço será de 10 euros por mês. Nas outras situações, esse valor é de 20 euros mensais.