More
    InícioCulturaRadiolândia e o Museu de Etnomúsica da Bairrada foram convidados para serem...

    Radiolândia e o Museu de Etnomúsica da Bairrada foram convidados para serem membros fundadores da Rede Euterpe

    A Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, e o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado no Troviscal, foram convidados para serem membros fundadores da Rede Euterpe, um fórum de museus e coleções de música e de som promovido e coordenado pelo Museu Nacional da Música.

    Os dois equipamentos que integram a Rede de Museus de Oliveira do Bairro fazem parte de uma lista com mais 18 organismos, públicos e privados, detentores de coleções de som e de música.

    De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, “este convite é o reflexo do trabalho empenhado e de qualidade que a nossa Rede de Museus desenvolve diariamente, preservando o importante acervo que temos conseguido reunir ao longo do tempo e colocando-o à disposição do público”.

    A Rede Euterpe reúne diversas entidades, públicas e privadas, detentoras de coleções de som e de música, com o objetivo de atuar como um fórum de encontro, de discussão e de desenvolvimento de projetos conjuntos entre as instituições participantes, promovendo sinergias e ações de apoio à preservação, inventariação, estudo e comunicação de acervos.

    Este fórum é promovido e coordenado pelo Museu Nacional da Música, instituição dependente da Direção-Geral do Património Cultural.

    Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

    Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

    O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

    O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

    O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

    A Radiolândia – Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

    Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia, tendo recebido uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”.

    Sobre o Museu de Etnomúsica da Bairrada

    Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é um projeto do Município de Oliveira do Bairro, que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina.

    O Museu leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigidas a vários segmentos de públicos, desde as crianças a adultos e população sénior, não só do Concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a região bairradina, contribuindo para um crescente conhecimento da música e das raízes culturais do nosso território, eternizando as nossas tradições, a nossa história e a nossa identidade.

    O Museu de Etnomúsica da Bairrada é um espaço moderno, dotado de todos os serviços essenciais ao cumprimento das suas funções museológicas, como sejam a Oficina de Restauro, Limpeza e Tratamento de Peças, Centro de Investigação Documental e Zona de Reservas, áreas que podem ser visitadas. Dispõe igualmente de uma sala para a realização de conferências, palestras e outros eventos, bem como de uma área reservada a atividades educativas, vocacionada para o público infantil.

    Composto por dois espaços expositivos distintos, este equipamento museológico alberga importantes coleções divididas em Instrumentos Musicais, Documentos Manuscritos (partituras, diários, publicações periódicas e monografias, entre outros), Registos de Imagem, Depoimentos de História Oral, Têxteis (destacando-se o núcleo do traje regional), Equipamento de Gravação, Reprodução, Emissão e Tratamento de Som (gravadores de bobines, gira-discos, grafonolas, gramofones, vitrolas, recetores de rádio, entre outros) e Mobiliário de Armazenamento de Documentação Sonora, todas elas provenientes dos cinco concelhos bairradinos (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro).

    Em 2019, o Museu de Etnomúsica da Bairrada venceu o Prémio “Inovação e Criatividade”, da Associação Portuguesa de Museologia, pelo seu projeto Pianoscópio.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ÚLTIMOS ARTIGOS

    PUBLICIDADEspot_img