“Exemplo do investimento da CS Wind representa, em pleno, a visão que temos para o setor portuário nacional. Criação de postos de trabalho, valorização industrial, regional e nacional e desenvolvimento portuário alinhados com a transição energética. É sem dúvida um exemplo perfeito do que procuramos para o nosso país e é com muito orgulho que vemos este
investimento acontecer e esperamos sinceramente que ele possa crescer.” enalteceu João Galamba, Ministro das Infraestruturas, na visita do dia 31 de Março à unidade da CSWind, sedeada no Porto de Aveiro, que produz torres eólicas offshore. Esteve também presente o Counselor representante do Embaixador da Coreia do Sul em Portugal, entidades publicas como a AICEP, AIDA, Compete2020, Bombeiros, Autoridades Portuárias e os Presidentes das Câmaras Municipais de Ílhavo e Sever do Vouga, assim como o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.
Após a apresentação do vídeo corporativo, Hee-Joung Moon, CEO da CSWIND Portugal, fez uma breve introdução reforçando os investimentos que têm sido realizados nas unidades fabris que ultrapassam os 100 milhões de euros na unidade Offshore do Porto de Aveiro e os 15 milhões de euros na unidade Onshore de Sever do Vouga. Estes investimentos vão permitir triplicar a capacidade de produção, sendo que o crescimento vai rondar os 50% ao ano para chegar aos 400 milhões de euros em 2025 ultrapassando a barreira dos 1 000 colaboradores. A mesma ideia foi partilhada pelo Mr. Hansen, Co-CEO da CSWIND e Dr. Holger Materlik da Siemens-Gamesa, reforçando ainda a localização estratégica que permite servir as necessidades dos parques eólicos offshore localizados no mar do Norte, Mediterrâneo e costa este dos EUA.
João António Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, afirmou que este investimento da CSWIND Portugal é fundamental para alavancar ainda mais o hub de aceleração que é o Porto de Aveiro e ao mesmo tempo um desafio para todo o concelho de forma a conseguirmos dar resposta às necessidades de mão de obra que a empresa vai absorver nos próximos anos. Tenho a certeza que Ílhavo e os concelhos vizinhos vamos trabalhar em conjunto para dar uma resposta clara com o objetivo ao desenvolvimento económico e social”, afirmou João Campolargo.
O programa contou ainda com a plantação simbólica de uma oliveira seguindo-se uma visita aos terrenos onde decorrem as obras de expansão da unidade fabril e terminou com um convívio entre todos os colaboradores.