“Estamos em 2023, 15 anos depois da primeira edição desta iniciativa, e a educação continua a estar nas prioridades de todos os intervenientes: município, escola, pais e comunidade. Por mais que se consigne o direito à educação, sem o envolvimento de todos, sem a discussão, o debate e o estabelecimento de objetivos comuns, a educação não passará de um direito consignado, mas não sentido e partilhado por todos. E, quando digo todos, falo do município, da escola, dos pais, dos alunos e da comunidade em geral”, sublinhou, na cerimónia de abertura, António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
“Inovar em Educação” foi o desafio colocado a toda a comunidade educativa: pensar no contributo que a inovação pode ter nos processos educativos, recorrendo a áreas como a arte contemporânea, o ambiente, a cidadania, a sustentabilidade e as emoções. Através da partilha de diversos conferencistas e workshops, os cerca de uma centena de participantes foram convidados a pensar as formas de ensinar e a apreender ferramentas para usar no dia-a-dia das escolas.
Ana Paula Coelho, do Agrupamento de Escolas da Mealhada, sublinhou que os objetivos que os alunos procuram são, hoje, muito diferentes dos tradicionais. “Esta situação transforma-nos em investigadores de novas metodologias, estratégias e caminhos para chegarmos aos alunos. E a relação interpessoal é absolutamente fundamental”.
Já Carlos Sousa, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, salientou que “as novas tecnologias, são necessárias e estão presentes nas vidas dos nossos alunos, mas o primordial é inovar com a relação humana na nossa sala de aula”. “É o que conseguimos construir com os alunos de forma a formarmos jovens responsáveis e cidadãos ativos”.
“Inovar passa por fornecermos dos as ferramentas adequadas aos professores, mas a relação interpessoal, a capacidade de aprender com o outro a pensar, é fundamental”, concluiu Ana Mónica Oliveira, da Direção Regional de Educação do Centro.
O Encontro com a Educação é um fórum anual organizado pela Câmara Municipal da Mealhada, em conjunto com o Agrupamento de Escolas da Mealhada, com a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, e com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, que procura pensar e refletir sobre diversas temáticas ligadas à Educação. Os objetivos passam por proporcionar aos participantes momentos de reflexão e de partilha de experiências educativas, bem como fornecer ferramentas educativas que possam ser utilizadas no desempenho das atividades profissionais ligadas à Educação.