Fernando Daniel, Ivandro, Rita Guerra, João Pedro Pais, Herman José, e Pedro Simões, dj RFM, são os cabeças de cartaz da Feira de Artesanato e Gastronomia – Mealhada 2023. De 3 a 11 de junho, o centro da Mealhada transfigura-se num recinto de festa e de ponto de encontro de todo o concelho da Mealhada. Aos concertos, de acesso gratuito, junta-se o a gastronomia, a zona de diversão, o espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada e o palco coletividades, com dança, teatro e música. O artesanato ganha, nesta edição, nova importância, uma vez que mereceu o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como Feira de Artesanato a nível nacional.
São nove dias de festa no centro da Mealhada, que ganha nova vida com a exposição de artesanato e área das tasquinhas, e com concertos, gratuitos, de grandes nomes da música portuguesa: Fernando Daniel, Ivandro, Rita Guerra, João Pedro Pais, Herman José, e Pedro Simões, dj RFM, integram um cartaz pensado para agradar a vários públicos, que inclui ainda fado, cinema e teatro. “A nossa escolha passou por proporcionar à nossa população momentos de lazer e de festa. O que pretendemos é que as pessoas, no fim dos seus, trabalhos, saiam à rua, convivam, vivam a sua cidade. Cumprimos a nossa estratégia de dar vida dos espaços urbanos centrais do nosso município”, sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, na conferência de imprensa de apresentação da mesma, que decorreu, esta manhã, na Mealhada.
“Conseguimos o objetivo a que nos propusemos de entrar no grande roteiro das feiras de artesanato nacionais, com esta chancela do IEFP. É uma feira que será reconhecida em todo o país e, por isso, o cartaz de espetáculos acompanha também esta dimensão nacional”, salientou o autarca.
A Feira de Artesanato e Gastronomia apresenta, este ano, um novo figurino. A área junto ao Jardim Municipal será ocupada com o mais diverso tipo de artesanato oriundo de todo o país, existindo disponibilidade para 60 stands. A fase de inscrições decorre até 11 de maio. “Ao entrarmos neste circuito das grandes feiras nacionais atraíamos centenas de artesãos que podem conviver com os nossos próprios artesãos, partilhar experiências”, refere Hugo Silva, vereador com o pelouro da Feira, explicando que, “nestes nove dias, a feira não se extingue em si mesmo e pela atratividade que lhe é intrínseca, estende-se, por exemplo, aos restaurantes do município”.
Junto ao edifício dos Paços do Concelho, ficará a sempre apetecida área das tasquinhas, oito no total, dinamizada por associações concelhias que apresentam o melhor da gastronomia local.
A área de grandes concertos, ficará na Avenida 25 de abril, o local que garante as condições de segurança para espetáculos de âmbito nacional. Além deste palco, um reservado a espetáculos noturnos, existe um segundo palco que garante a animação no período da tarde, sendo este uma mostra cultural das associações, clubes e academias concelhias. O certame terá ainda um programa de atividades paralelas, desde oficinas a conferências, destacando-se a tradicional prova de atletismo 3 Milhas da Mealhada, na manhã do dia 10 de junho.
O espaço “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” voltará a ser uma área central do certame, funcionando como a porta de entrada, convidando à degustação dos espumantes, vinhos e água de Luso, do leitão e do pão da Mealhada.
A Juventude volta também a ter o seu espaço dedicado: conversas, oficinas, área de gaming, são várias as iniciativas a decorrer no Zona 231. “
Acreditamos, com a distribuição que planeámos, criar fluxos de circulação na feira que sejam proveitosos para todos os participantes. O nosso objetivo é dinamizar todo o núcleo central, envolvendo no certame também o comércio local”, explica Hugo Silva, vereador com o pelouro da Feira de Artesanato e Gastronomia.
“Contamos ter uma grande edição da Feira de Artesanato e Gastronomia e o convite que deixamos a todas as freguesias e aos municípios aqui vizinhos, é que nos venham visitar, venham à Mealhada porque vai valer a pena, aproveitem para passar uma semana de férias, visitar a feira, usufruir de espetáculos, degustar a nossa gastronomia e visitar a nossa Mata do Bussaco”, convida António Jorge Franco.
Programa l Palco Cineteatro Messias
Sábado 3 de junho
22h00 – Herman José
21h30 – “Amália – História de Vida”
Segunda, 5 de junho
21h00- Teatro “Uma lenda nunca vem só”
22h00– Eletrick Band
Terça, 6 de junho
21h00 – Cinema ao Ar livre
Quarta, 7 de junho
22h00 – Fernando Daniel
Quinta, 8 de junho
21h00 – Oficina de Música EB2/3 Mealhada
Sexta, 9 de junho
22h00 l Ivandro
Sábado, 10 de junho
22h00 l João Pedro Pais
00h00 l Miguel Simões – DJ RFM
Domingo, 11 de junho
18h00 – Rita Guerra – com Associação Filarmónica Lyra Barcoucense 10 D’Agosto e Associação Filarmónica de Luso
Programa l Palco Coletividades
Sábado, 3 de junho
18h00 – G.R.E.S Batuque (escola de samba)
19h00 –Dança – Hóquei Clube da Mealhada
20h00 – Meia Lua
Domingo, 4 de junho
16h30 – Grupo Regional Pampilhosa do Botão
18h00 – Teatro & Expressão – Universidade Sénior CADES
19h00 – G.R.E.S. Amigos da Tijuca
Segunda, 5 de junho
20h00 – Grupo Coral Magister
Terça, 6 de junho
19h00 – Tuna – Universidade Sénior CADES
Quarta, 7 de junho
18h00 – APPACDM
19h00 – Associação de Aposentados da Bairrada
Quinta, 8 de junho
16h30 – Rancho Folclórico Ventosa do Bairro
18h00 – Associação Filarmónica Pampilhosense (desfile)
19h00 – G. R. E. S. Real Imperatriz
Sexta, 9 de junho
18h00 – Rancho Folclórico e Etnográfico São João de Casal Comba
Sábado, 10 de junho
Manhã – Prova 3 Milhas da Mealhada
16h30 – Rancho Folclórico da Vimieira
18h00 – DWH- Dance With Heart
19h00 – E.S. Sócios da Mangueira