“Somos dos municípios que mais empresas Gazela tem e esta é uma homenagem a Águeda e aos nossos empresários”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre a cerimónia de entrega do galardão, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e que escolheu Águeda para acolher esta sessão.
Estão sediadas em Águeda quatro empresas que conquistaram o Prémio Gazela 2022, uma distinção que premeia as empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, o que “demonstra a força do nosso tecido empresarial”, reforçou o Edil, lembrando que Águeda tem um universo industrial com 750 fábricas, com um volume de faturação de cerca de dois mil milhões de euros anuais.
Águeda é, defende, “um ótimo exemplo para o país e para esta região a que nos orgulhamos de pertencer” e estar, neste dia, rodeado de empresários que têm esta visão empreendedora, “é motivador”.
Numa associação do nome do prémio – Gazela – ao futuro, Jorge Almeida desejou que as empresas, tal como animal selvagem, encontrem “espaço aberto para correr e ir mais longe”.
Ontem, em Águeda, naquela que foi a 10.ª edição dos Prémios Gazela, foram distinguidas 104 empresas de toda a Região Centro, sendo quatro do concelho, a saber: Profincom PVC, Lda; RCN – Innovation in Aluminium Systems, Lda; Triangle´s – Cycling Equipments, S.A.; e YoungSource – Electronics, Lda.
“Parabéns às nossas empresas e aos nossos empresários por mais esta distinção”, concluiu Jorge Almeida.
As 104 empresas premiadas representam mais de 4.500 postos de trabalho, um volume de faturação de mais de mil milhões de euros e um volume de exportação de quase 900 milhões de euros. “São números significativos que revelam a importância que as vossas empresas têm para a região e para o país”, disse Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, para quem esta cerimónia representa uma celebração “do valor (das empresas), das vossas equipas e famílias”.
“Esta sala prova que, em qualquer altura da nossa vida podemos, se tivermos força, energia e nos rodearmos das pessoas certas, iniciar um negócio”, declarou a governante que se afirmou “orgulhosa” pelo desempenho demonstrado por estas empresas.
Esta cerimónia foi, reforçou, “um reconhecimento de que em Águeda há um grande dinamismo. Este é o ano em que temos o maior número de empresas Gazela e uma parte delas concentra-se aqui em Águeda”, disse.
Também Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, destacou a “festa” para as empresas da Região Centro que representa a entrega deste galardão. Um evento “simples e simbólico” que presta homenagem às empresas que “são fundamentais para a criação de riqueza, de postos de trabalho, para as exportações e para contribuírem para o desenvolvimento da região”.
A dirigente reiterou que a escolha do local para acolher este evento recaiu sobre Águeda, um concelho que “marca pontos na região pelo seu dinamismo e as ‘Gazela’ são mais uma componente” dessa característica diferenciadora.
De referir que esta noite de homenagem, para além da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, contou com a presença de Jorge Brandão (POE Centro), Nuno Mangas (Presidente do COMPETE), do Executivo Municipal de Águeda, dos presidentes das câmaras municipais de Ílhavo e Viseu, respetivamente João Campolargo e Fernando Ruas, bem como de representantes de associações empresariais da Região Centro.