Entre os dias 21 e 25 de abril, o centro de Vagos ficou mais colorido e animado com a realização do evento “Entre Ler e Brincar – As Artes têm Lugar”. Foram dezenas de atividades que decorreram no Largo da Biblioteca Municipal de Vagos, no Largo do Museu do Brincar e no Jardim S. Sebastião.
Com este evento, o Município de Vagos pretendeu intensificar a dinâmica Cultural, possibilitando a todos os visitantes assistirem, participarem e desfrutarem de espetáculos com assinalável qualidade e diversidade, sendo que a descentralização dos locais em que decorreu a iniciativa, permitiu, igualmente, uma melhor divulgação territorial da vila de Vagos.
O cartaz foi extremamente recheado e diversificado, abrangendo várias áreas culturais, como a música, o Teatro, a Pintura, o Artesanato, a Gastronomia, a Animação Itinerante, Oficinas Artísticas, complementadas com atividades de sensibilização na área do Ambiente e da adoção de animais de companhia.
O programa começaria na passada sexta-feira, dia 21 de abril, com a Cerimónia de Abertura, onde o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado aproveitou para destacar a “Cultura como motor de uma sociedade que se quer em permanente evolução” e para a “feliz combinação que se pretende consubstanciar entre o saber que representa o “Ler” e o entretenimento, representado pelo “Brincar”.
Num evento para todas as idades e com um cariz familiar muito marcado, este primeiro dia serviu tanto de exemplo como de chamariz para o restante que iria acontecer. Tudo começou com o espetáculo da Oficina de Teatro da Biblioteca Municipal “Coisas, Cenas e Afins” e, posteriormente, sob a liderança e irreverência dos animadores “Mikinho e Vaskinho” foi feita uma visita a todos os locais do evento, acompanhados pela banda Côdeas do Diabo. Os mais novos deliciaram-se com as pinturas faciais e o dia terminaria com um concerto a solo do saxofonista vaguense Nuno Cipriano.
O sábado, dia 22 de abril, haveria de ter uma manhã bem animada com momentos de teatro e muitas pinturas faciais, como que servindo de antecâmara para o megaespectáculo, “Vagos tem Dança e Ritmo”, que envolveu dança e ginástica rítmica com a participação das escolas Art’z Dance Studio; Academia de Artes Primeira Posição e Clube Desportivo Costa de Prata. Foram centenas de pessoas que assistiram, numa tarde ensolarada, a momentos de puro talento no Jardim S. Sebastião.
A noite ficaria reservada para a música gospel. No Largo da Biblioteca Municipal de Vagos, atuaram os Saint Dominic’s Gospel Choir – Ensemble, em mais um momento partilhado por muitas pessoas que não quiseram perder a oportunidade de desfrutar de um género musical que tem na irreverência uma das suas principais características.
Já o dia 23 haveria de trazer mais pontos de atratividade, com a associação WeTumTum a trazer dois pontos de atratividade ao evento e que, de um ponto de vista itinerante, atraiu sobretudo os mais novos com as brincadeiras e desafios do Sr. Sabão e o espetáculo da Dragonologia com este ser mítico a percorrer as ruas da vila.
Da parte da tarde, foi a altura de o auditório do Centro de Educação e Recreio encher completamente para vibrar com a apresentação do trabalho discográfico de Armindo Fernandes “Guitarra portuguesa – Armindo Fernandes e Amigos”. O talentoso “mestre” da guitarra portuguesa convidou Ni ferreirinha, Fábio Rocha, Carolina Pessoa e Mariana Oliveira para um espetáculo inolvidável.
O dia 24 marcaria um início de semana já com aroma a comemorações de Abril, com “Contos & Histórias”, a oficina de artes “Flores de Abril”, o Atelier do Brinquedo “Constrói o teu Biskinho”, a Oficina de Expressão Musical, as performances teatrais, as Pinturas Faciais, aulas abertas de dança e pilates, terminando no largo da Biblioteca com um espetáculo fantástico intitulado “Mulheres de Abril”, que colheu a aceitação e admiração do público que preencheu o espaço.
O dia 25 de abril, último dia da iniciativa, ficou marcado pelo espetáculo “Inquietação” que decorreu no Jardim S. Sebastião. Este foi um momento verdadeiramente espetacular, que consubstanciou um espetáculo multidisciplinar, criado e interpretado pelos vaguenses Fábio Rocha, Jonathan Margarido e Joana Sarabando, concebido e ensaiado durante o mês de abril, em sede de residência artística, realizado no espaço Museológico da Praia da Vagueira.
Num balanço à iniciativa, a vereadora da Cultura, Dulcínia Sereno referiu que esta primeira edição do “Entre Ler e Brincar” “foi um grande sucesso, com muita participação nas atividades-âncora e que primou quer pela diversidade de localizações do evento, quer pela multiplicidade de manifestações culturais que foram apresentadas”. Deixou ainda “um forte agradecimento a todos os participantes no evento e aos vaguenses que, com a sua disponibilidade e carinho, estiveram presentes diariamente, usufruindo de ofertas culturais que nem sempre são possíveis de aceder com frequência”.