Destinado à formação profissional na área da energia, o Programa do IEFP «Trabalhos Competências Verdes/Green Skills Jobs» foi criado este ano, através da Portaria n.º 21/2023, de 6 de janeiro, cabendo a sua gestão ao Instituto de Emprego e da Formação Profissional (IEFP), estando abertas candidaturas para o efeito.
O Programa visa o apoio financeiro à formação profissional e a requalificação de trabalhadores e também de desempregados, tendo em vista a prevenção do risco de desemprego, a promoção da manutenção dos postos de trabalho para uns e o estímulo à criação de novo emprego, para outros, no âmbito da aceleração da transição e eficiência energética.
Podem apresentar candidatura a projetos de formação:
– As empresas e outras entidades empregadoras, diretamente ou através das respetivas associações representativas;
– Entidades formadoras certificadas pela DGERT ou as que dessa certificação estejam isentas.
Nota: Apenas são admitidas candidaturas em consórcio, salvo quando esteja em causa uma entidade empregadora que seja também entidade formadora.
O processo de candidatura é efetuado diretamente pelas entidades formadoras através do envio dos formulários e anexos respetivos previstos no Regulamento Específico do Programa, exclusivamente por correio eletrónico, para a Delegação Regional correspondente à área de intervenção da empresa.
Para além do apoio acima referido, o programa prevê a possibilidade de as entidade empregadoras aderentes ao programa, após conclusão dos projetos formativos, se poderem candidatar a um apoio extraordinário, no valor de 50% do indexante dos apoios sociais (IAS), por trabalhador abrangido.
Mais informação em: Programa «Trabalhos e Competências Verdes / Green Skills Jobs» – IEFP, I.P.