More
    InícioCulturaRadiolândia com nova exposição temporária

    Radiolândia com nova exposição temporária

    A exposição “Além do Rádio” conta com 36 exemplares de alto-falantes que representam a evolução destes aparelhos ao longo das décadas de 20 e 30 do século passado, demonstrando como o design e a tecnologia evoluíram num curto espaço de tempo, desde os “Horn Speakers” até aos “Cone Speakers”, por exemplo. Uma viagem aos primórdios da radiodifusão, é o principal objetivo desta mostra.

    Na abertura da exposição, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, realçou e agradeceu a presença da esposa e filha de Manuel Silva, responsável pelo “espólio absolutamente único, mesmo a nível internacional, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do século XX e que é a base museológica da Radiolândia, um espaço que engrandece o Concelho”.

    A inauguração antecedeu a celebração do Dia Internacional dos Museus, que se comemorou a 18 de maio, tendo a Radiolândia aberto as suas portas de forma gratuita a todos os que quiseram conhecer ou revisitar este equipamento cultural, que se tem assumido como uma “referência a nível nacional”.

    A Radiolândia – Museu do Rádio integra a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município, juntamente com o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal.

    Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

    Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

    O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

    O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

    O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

    A Radiolândia – Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

    Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia, tendo recebido uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”.

    No ano seguinte, este equipamento venceu o Prémio Globo Mundial, na categoria “Cultura”, promovido pela rádio Mundial FM.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ÚLTIMOS ARTIGOS

    PUBLICIDADEspot_img