O objetivo geral do protocolo é o de criar as condições para a instalação de um Centro Tecnológico Especializado na área Industrial, no âmbito de uma candidatura a apresentar pelo Instituto Profissional da Bairrada (IPB) a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.
Lília Ana Águas, Vereadora da Educação da autarquia de Oliveira do Bairro, destacou “a relevância desta parceria para aumentar substancialmente a probabilidade de sucesso da candidatura do IPB”, reconhecendo que se trata também de “uma oportunidade importante de potenciarmos uma estrutura com impacto direto na formação e educação dos jovens, mas também no desenvolvimento económico e social do concelho e do país, através da formação de profissionais bem preparados e qualificados, em áreas necessitadas de mão-de-obra especializada”.
O documento prevê, mais especificamente, um quadro de cooperação entre as duas entidades no âmbito do Centro Tecnológico Especializado Industrial a criar e nos cursos de Técnico/a Manutenção Industrial – Eletromecânica, Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico/a de Mecatrónica Automóvel, Técnico/a Reparação e Pintura de Carroçarias e Técnico/a de Mecatrónica de Motociclos.
Com a eventual criação do Centro Tecnológico Especializado Industrial, o IPB vai poder, entre outros benefícios, reequipar e robustecer a sua infraestrutura tecnológica, através da instalação ou modernização de espaços e equipamentos, amplificando a sua capacidade.
O protocolo de colaboração entre as duas entidades foi aprovado em Reunião de Câmara realizada no passado dia 25 de maio.
O Instituto Profissional da Bairrada, localizado em Oliveira do Bairro, é uma Escola de referência Empresarial, tendo iniciado a sua atividade letiva a 22 de setembro de 2014. O IPB iniciou o ano letivo de 2022/2023 com mais de 150 alunos, provenientes de 11 concelhos.