Os desafios da democracia são tema de nova conferência a realizar no auditório dos Paços Cultura. Inserida no ciclo “Pensar Futuro”, esta sessão está marcada para este sábado, 23 de setembro, às 17h00, tendo como orador o politólogo e investigador Carlos Jalali. A entrada é gratuita, mediante levantamento de convite e lotação da sala.
Este é o terceiro momento da edição de 2023 do “Pensar Futuro”, que é dedicado, este ano, à refexão em tono dos “Novos Desafios da Sociedade”. O primeiro orador foi o bispo D. Américo Aguiar, tendo-se seguido, a 1 de julho, o professor e investigador Eduardo Anselmo Castro.
Depois de Carlos Jalali, professor na Universidade de Aveiro, onde dirige o mestrado em Ciência Política, caberá ao cientista Nuno Castro encerrar o programa deste ano, com uma abordagem aos “Desafios da Inteligência Artificial”.
São quatro conferências para proporcionar ao público uma perspetiva abrangente sobre novos desafios com que o mundo se depara, pelo olhar de diferentes intervenientes, dando continuidade a uma iniciativa que arrancou em 2018 e que já trouxe a S. João da Madeira um vasto conjunto de especialistas em diversas áreas.
Diretor do mestrado em Ciência Política da UA
O orador da sessão deste sábado, Carlos Jajali, é doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford, onde também fez a sua licenciatura em Filosofia, Política e Economia, e o mestrado em Economia do Desenvolvimento.
Na Universidade de Aveiro, dirige o mestrado em Ciência Política e o programa doutoral UA-UBI em Ciência Política, sendo também coordenador da linha Políticas Públicas, Instituições e Inovação, na unidade de investigação GOVCOPP. Desde 2016, é presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política.
A sua investigação centra-se nas instituições políticas, sistemas partidários, comunicação política e comportamento eleitoral em Portugal.