A sustentabilidade do sistema desportivo foi o tema de uma edição especial do ciclo de conferências Pensar Futuro, que decorreu nas instalações do Centro de Arte Oliva, dedicado à gestão desportiva, com José Pedro Sarmento, especialista nesta matéria, como orador convidado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Começando por fazer um enquadramento histórico do fenómeno desportivo, o conferencista partiu depois para uma análise da sustentabilidade do sistema desportivo atual, num quadro em que se destaca o papel dos clubes como responsáveis por angariar, manter e desenvolver praticantes e atletas, cabendo a organizações nacionais, regionais e locais determinar as diretrizes para a prática desportiva.
Sarmento sustentou que os clubes e praticantes vivem em dependência das Associações, Federações, Estado, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, quando deviam ser, no seu entendimento, o centro do sistema desportivo, propondo reformas para uma mudança na distribuição dos recursos financeiros disponíveis no país para o fomento da prática desportiva, de forma a muscular os clubes com mais recursos e independência financeira face às entidades reguladoras.
As conferências “Pensar Futuro” foram lançadas pelo Município de S. João da Madeira em 2018. Desde então já permitiram trazer à cidade um vasto conjunto de especialistas em diversas áreas.