O Município da Mealhada foi distinguido pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, numa cerimónia que decorreu em Gondomar, no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2023.
Os resultados obtidos pelas análises à água que sai das torneiras no concelho da Mealhada situaram-se nos 99% para o indicador “água segura”, o que confirma o patamar de excelência na qualidade da água fornecida.
Os resultados da análise da ERSAR mostram que, na generalidade, é seguro beber água canalizada em Portugal, mas a excelência foi alcançada por menos de uma centena de municípios, estando neste grupo a Mealhada.
“Recebemos a distinção com satisfação. Estamos a fazer diversos investimentos a nível da distribuição e águas, quer de infraestrutura, quer ao nível de pessoal, e é importante que estes tenham reflexo no serviço que prestamos às populações. É com orgulho que podemos dizer às pessoas da Mealhada que podem beber água da torneira segura, de qualidade e agradável ao paladar”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
O indicador “água segura” reflete o controlo da qualidade da água, tanto pela realização do número mínimo de análises regulamentares previstas nos Programas de Controlo da Qualidade (PCQA) aprovados pela ERSAR (mais de 600 mil análises realizadas em 2022), como pelo cumprimento das normas da qualidade da água (valores paramétricos) nas análises realizadas.