A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro instalou computadores e quadros interativos de última geração nas salas de aula dos Polos Escolares da Mamarrosa, Troviscal, Bustos, Palhaça, Oiã Nascente, Oiã Poente e Vila Verde. O investimento municipal foi de 92.250 euros.
De acordo com Lília Ana Águas, “continuamos a trabalhar de forma bastante próxima com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, no sentido de oferecer aos professores e alunos todas as ferramentas que potenciem o contexto pedagógico e facilitem as aprendizagens”. “É um investimento nas nossas crianças e no futuro do Concelho”, explicou. Ainda segundo a autarca, “neste momento, todas as escolas do 1.º ciclo do concelho têm as mesmas condições tecnológicas, com equipamentos de qualidade e que correspondem às suas necessidades”.
De referir que em 2020, a autarquia oliveirense já tinha feito um investimento de cerca de 115 mil euros na instalação de rede wireless em todos os polos escolares e de computadores e quadros interativos nos que tinham equipamentos mais degradados.
As condições dos equipamentos escolares no concelho de Oliveira do Bairro continuam a ser uma “preocupação constante deste Executivo”, nas palavras de Lília Ana Águas, tendo a autarquia investido, no passado mês de março, cerca de 18 mil euros na aquisição e manutenção de materiais desportivos para o Agrupamento de Escolas do concelho.
Outra iniciativa recente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi a elaboração e aprovação da sua Carta Educativa, documento orientador na área da Educação do concelho, que inclui, para além do diagnóstico e da estratégia para os próximos anos, “novas formas de pensar o território educativo, assegurando a coesão, partilha intermunicipal, capital humano, transição digital, sustentabilidade, inclusão e diversidade”.