O programa de animação de verão na vila termal do Luso teve início a 14 de Julho e vai até 29 de Setembro, apresentando a residentes e visitantes uma panóplia de actividades que vão da música ao teatro, das feiras temáticas à animação infantil, das visitas guiadas e actividades de saúde e bem-estar à Feira do Mel e do Pão, da Feira da Guerra Peninsular à Recriação da Batalha do Bussaco.
O programa começou com o espetáculo “Violino La Mouche”, no domingo à tarde, (14 de Julho), mas, até dia 29 de Setembro, muito há para ver, ouvir e usufruir no Luso. A diversidade é a tónica de um programa, desenhado pela Câmara Municipal da Mealhada, pela Junta de Freguesia do Luso e pela associação Aquacristalina, que procura ter uma “oferta cultural diversificada, distintiva capaz de atrair novos públicos”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora do Turismo e da Cultura do Município da Mealhada.
“É inegável que o Luso é, dentro do nosso território, a freguesia mais turística e, por isso, ao delinearmos o programa de animação do verão, temos que ter presentes duas realidades: a de quem nos procura como destino, funcionando como complemento à oferta termal e de saúde e bem-estar, e a dos residentes de todo o concelho, que aqui conseguem aceder a momentos de lazer e cultura de forma gratuita. É um investimento avultado do Município e que reflete propostas para todas as idades e que correspondem a várias sensibilidades artísticas e culturais”, destaca a autarca.
Depois de Violino La Mouche, um espetáculo inovador em que o violino se envolve com o House Music, criando uma sonoridade muito particular, as propostas para os fins de semana de julho integram performances de circo, dança e animação infantil.
Agosto concentra a maior parte das atividades, destacando-se o circuito artístico “Em Casa como na Rua, com micro espetáculos a decorrerem nas ruas, chalés ou espaços emblemáticos da vila, dia 4, e a Feira do Mel e do Pão, de 15 a 18, realizada em parceria com a Associação de Apicultores do Litoral Centro, que traz à vila o mel das encostas do Bussaco e de outras serras, o pão tradicional das padarias e muitas outras iguarias tradicionais. Ainda em agosto, para dia 23 está programado um inigualável espetáculo de jazz, com Marcelo do Reis “Flora”, e, para 25, a “Lago de Luso Sunset Party”, com atividades para toda a família.
Setembro começa com a Feira das Letras, com escritores, livros e contos no Luso, logo no primeiro dia do mês. Conta ainda com o Dia da Tranquilidade, no dia 15, com propostas de saúde e bem-estar no Parque do Lago do Luso e muitas outras iniciativas de bem-estar e felicidade. Porque é o mês das comemorações da Batalha do Bussaco, que se assinala a 27 de setembro, as Invasões Napoleónicas estão em destaque, seja com a Feira da Guerra Peninsular, dias 22 e 23, seja com a recriação histórica que, este ano, o território Mondego Bussaco desenvolverá com centenas de recriadores nacionais e internacionais, dia 27 e 28 de Setembro.