Começou a 22 de Julho, a Universidade Júnior para dezenas de alunos e alunas de S. João da Madeira, tendo a Câmara
Municipal voltado a disponibilizar transporte gratuito aos estudantes da cidade que se inscreveram para beneficiar desse apoio durante esta semana, que este ano são cerca de 40.
A vereadora da Educação, Irene Guimarães, acompanhou a saída destes jovens nesse primeiro dia, transmitindo-lhes votos de felicidades na sua participação neste que é o mais amplo programa nacional de aproximação ao ambiente universitário para quem se encontra no ensino básico (2.º e 3.º ciclos) ou secundário.
Assim, alunos e alunas que frequentaram o ano letivo 2023/2024 do 5° ao 11º ano têm a oportunidade de interagir numa variedade de atividades e projetos de investigação em contexto de ensino superior, em áreas tão distintas como ciências, tecnologias, humanidades, artes ou desporto.
Como explicou a vereadora Irene Guimarães, este programa tem como “grande objetivo” proporcionar aos jovens uma “iniciação ao ensino superior” e envolve “todas as faculdades da Universidade do Porto”, instituição com a qual a Câmara Municipal de S. João da Madeira estabeleceu protocolo neste âmbito.
A responsável pela área da Educação na autarquia de S. João da Madeira adianta que encontrou os jovens sanjoanenses “muito motivados” e mostra-se convicta de que a participação nesta iniciativa será “muito
importante” para preparar a continuação dos seus estudos no ensino superior.