More
    InícioÁGUEDAPrémios escolares distinguem alunos do concelho de Águeda

    Prémios escolares distinguem alunos do concelho de Águeda

    Foram entregues prémios aos melhores alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundários dos agrupamentos de escolas do concelho, bem como do Ensino Superior e formação profissional

    A Câmara Municipal de Águeda entregou os Prémios Escolares referentes ao ano letivo de 2022/2023. Numa cerimónia simbólica, que decorreu no Salão Nobre e que reuniu alunos, familiares, professores e convidados, foram distinguidos os melhores alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário do ensino regular dos agrupamentos de escolas do concelho, assim como do Ensino Superior (licenciatura) e da formação profissional (cursos IEFP).

    “Estes prémios reconhecem a excelência e o vosso percurso nas vossas escolas, incentivam e recompensam o desempenho académico, o vosso comportamento e conquistas curriculares”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que salientou a importância de “fazermos sempre, em tudo, o nosso melhor” e que “quando assim é os resultados aparecem”.

    Aconselhou os alunos a terem um olhar atento para quem os rodeia – especialmente os que têm maior dificuldade e até não conseguem, “por esta ou aquela razão”, obter os mesmos resultados ou ter um desempenho positivo – procurando ajudar e ser suporte para os menos habilitados. “Sozinhos, valemos muito pouco; só fazemos sentido se pensarmos com os outros”, declarou, numa reflexão sobre o papel da escola, frisando que, ainda recentemente, foi submetida uma candidatura, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), para combater o insucesso e abandono escolares, uma realidade ainda existente e que “a todos deve preocupar”.

    Marlene Gaio, Vereadora da Educação, congratulou os alunos premiados nesta sessão, salientando que este “é um reconhecimento claro que o Município faz do mérito e competência destes alunos”, sem esquecer o papel “da Educação enquanto valor social e do inegável contributo das escolas e dos seus professores, na construção de uma sociedade com mais conhecimento técnico e científico – e por isso mais competitiva – mas também da sua importância enquanto educadores, enquanto sujeitos ativos na formação e desenvolvimento das crianças e jovens”.

    Dirigindo-se aos jovens, disse esperar que este prémio “sirva de alento e alavanca para serem mais e quererem mais”, desejando sucesso na vida escolar, profissional e pessoal. Um desejo reiterado por Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, que destacou o papel dos professores e das famílias no percurso académico dos alunos.

    Este prémio “é fruto de muito trabalho, dos alunos e das família, que são a sua retaguarda e lhes vai dando o suporte para depois se notabilizarem e virem a demonstrar as suas capacidades”, disse Filipe de Almeida.

    Nesta sessão, estiveram ainda presentes os dirigentes dos Agrupamentos de Escolas de Águeda Sul e de Valongo do Vouga, da Escola Secundária Adolfo Portela, do Instituto Duarte de Lemos, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

    Refira-se que a atribuição dos Prémios Escolares obedece a dois pressupostos: o desempenho escolar, resultado da média aritmética das disciplinas (com um peso de 70% na nomeação); e o desempenho social, designadamente a observância de competências, comportamentos e ações meritórias praticadas na escola e a favor da comunidade (30%).

    Alunos Premiados

    9.º Ano

    – Mariana Almeida Silva (EB Aguada de Cima)

    – Clara Marques Ferreira (EB Prof. Artur Nunes Vidal)

    – Bernardo Perdigão Oliveira (Escola Secundária Marques de Castilho)

    – Leonor Oliveira Mota (EB Valongo do Vouga)

    – Constança Carvalho Pereira (Escola Secundária Adolfo Portela)

    – Inês Sá Costa de Lacerda Neves (Instituto Duarte de Lemos)

    Ensino Secundário

    – Inês Duarte Delgado (12.º ano, Escola Secundária Marques de Castilho)

    -Rita De Oliveira Cortez (12.º ano, Escola Secundária Adolfo Portela)

    Ensino Superior

    Ana Beatriz Galhano de Matos (ESTGA)

    Formação Profissional

    Lídia Beatriz Branco Jorge (IEFP)

    António Jesus Barata (IEFP)

    Artur Arede
    Artur Arede
    Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, Aveiro TV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação na Rádio N16.

    ÚLTIMOS ARTIGOS

    PUBLICIDADEspot_img