O Executivo Municipal de Oliveira do Bairro aprovou uma Alteração Modificativa ao Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2024, com um reforço de cerca de 2,4 milhões de euros, para este ano, sendo que no total serão incorporados cerca de 11 milhões de euros, até 2026.
De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal bairradina, esta alteração prendeu-se com a “necessidade legal de incorporar os valores de financiamento que conseguimos obter externamente, com taxa de comparticipação de 100%, para a reabilitação da Escola Secundária de Oliveira do Bairro e para a construção da futura Unidade de Saúde Familiar de Oiã, bem como o empréstimo bancário de médio e longo prazo que assegurámos para investimentos municipais, no valor de 3,6 milhões de euros”.
Relativamente a este último financiamento, o autarca explicou que será utilizado, maioritariamente, para o “reforço das rúbricas orçamentais dedicadas à requalificação e beneficiação da rede viária do concelho e à reabilitação urbana”.
Para o líder do Executivo Municipal de Oliveira do Bairro, esta revisão orçamental “vem reforçar os nossos objetivos e a estratégia para este e para os próximos anos, que passam por continuar com a gestão rigorosa das finanças do Município, que nos tem permitido libertar recursos para apoiar a sociedade civil, as associações e IPSS e os munícipes, em especial os que mais necessitam”.
Para Duarte Novo, “o desenvolvimento económico e a melhoria da qualidade de vida no concelho de Oliveira do Bairro continuam a ser as prioridades principais deste Executivo Municipal”.
A alteração orçamental foi, entretanto, aprovada pela Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, no passado dia 25 de julho.