More
    InícioA escolha do DiretorRock’n’Camp em Castelo de Paiva: concertos, workshops e atividades de 2...

    Rock’n’Camp em Castelo de Paiva: concertos, workshops e atividades de 2 a 6 de setembro

    Durante uma semana, o programa do Rock’n’Camp promete encher Castelo de Paiva de música. Além da residência artística para músicos a partir dos 12 anos, com inscrições abertas até dia 25 de agosto, haverá várias atividades abertas ao público de entrada livre. 

    O Rock’n’Camp é uma residência artística que pretende trazer músicos de várias idades e com formações distintas para um ambiente original e inovador, privilegiando o contacto com a natureza. Os participantes vão ter oportunidade de explorar em grupo vários temas e géneros musicais, assim como experimentar técnicas de composição espontânea e improvisação. Vão também ter acesso a várias atividades complementares, algumas abertas ao público em geral. Todas as atividades da residência vão decorrer de 2 a 6 de setembro, das 10h às 18h. 

    O programa aberto ao público inclui concertos todos os dias, às 17h30. Este ciclo de concertos começa na segunda-feira com a atuação dos Coisa Mansa na Praia Fluvial de Pedorido. Terça-feira será o Jardim do Largo do Conde de Castelo de Paiva a ser ocupado pela banda Jorge Queijo Trio. Durante o resto da semana, o programa de concertos estende-se a mais espaços do concelho, onde vão atuar os COMBi, o Combo H da Escola Estúdio do Pejão, entre outras bandas a anunciar. 

    Qualquer pessoa interessada poderá também participar em diversos workshops e conversas durante a semana. Integrado no programa da residência musical na Sede da Associação Cultural do Couto Mineiro do Pejão, haverá uma conversa com o multi-instrumentista Jorge Queijo, autor de inúmeros discos, bandas sonoras para filmes e séries e facilitador em vários projetos educativos. Outra atividade neste âmbito será o Workshop O Poder do Botão, sobre pedais e efeitos sonoros, orientado por Samuel Martins Coelho, experiente compositor e multi-instrumentista com uma vasta carreira a solo e em diversos projetos musicais e educativos. O Centro Sol Nascente irá acolher um Workshop de Rádio orientado pela radialista Catarina Machado, autora do programa de divulgação cultural O Grito e o Cochicho. No âmbito da exposição Travel Through Fanzine Space no Centro de Interpretação da Cultura Local, haverá a conversa Publicar para (re)existir. Fanzines em Portugal (1978-2024) com a investigadora e professora universitária Paula Guerra, e o Workshop Rock’n’Zines, orientado por Miguel Correia da Fanzineteca de Aveiro, que tem por objetivo dar a conhecer o universo do design experimental e formas de publicação independente.

    Na sexta-feira, dia 6 de setembro, o evento termina com um dia repleto de atividades, incluindo percursos culturais compostos por caminhadas em espaços naturais de Castelo de Paiva, que terminam em showcases espalhados pela paisagem. O programa completo e horários podem ser consultados em: https://rockncave.org/rockncamp.

    As atividades abertas ao público são de entrada livre, contudo quem desejar reservar lugar pode fazê-lo enviando email para [email protected] ou uma mensagem através das redes sociais da associação. As inscrições para a residência, para músicos a partir dos 12 anos, podem ser feitas até dia 25 de agosto em https://bit.ly/rockncamp-inscricoes.  

    Esta é mais uma das atividades do projeto PAMPA — Plano de Amplificação Musical e Cultural para Castelo de Paiva, promovido pela Associação Cultural Rock’n’Cave em parceria com o Município de Castelo de Paiva, apoiado pela Direção-Geral das Artes, sendo o único projeto na sub-região Tâmega e Sousa apoiado pelo Programa Arte e Coesão Territorial entre um total de 34 projetos aprovados por todo o país. O Rock’n’Camp conta com a parceria de várias coletividades e espaços locais, como a Escola Estúdio do Pejão, Banda de Música dos Mineiros do Pejão, Centro Sol Nascente, entre outras. 

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ARTIGOS MAIS POPULARES

    PUBLICIDADEspot_img