O Município de Albergaria-a-Velha inaugurou no dia 26 de agosto, às 19h, um Mural de homenagem a Frossos, da autoria do artista António Conceição.
No Mural, localizado junto do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, é valorizado o património identitário desta localidade junto ao Rio Vouga, como, por exemplo, a bateira, as cegonhas, mas também uma das pessoas mais emblemáticas da terra, a artesã Natália Jesus, mestre na arte de trabalhar as esteiras de bunho.
Para o Município de Albergaria-a-Velha, o Mural é uma homenagem e um reconhecimento público à população de Frossos, que ao longo dos anos tem sido um exemplo de envolvimento na causa pública, demonstrando sempre um espírito proativo na resolução dos desafios para melhorar a sua terra. Salienta-se que, sem a generosidade e o empenho de vários habitantes de Frossos, não teria sido possível concretizar, com celeridade, alguns projetos de relevância no território, como o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos ou a Ciclovia Angeja – Frossos, que vai ser prolongada até Loure.
António Conceição, natural da Vila do Tarrafal, Ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, nasceu a 25 de abril de 1970, residindo atualmente em Vagos. Concluiu, em 2005, a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. As suas obras já são uma presença habitual na região de Aveiro, sendo possível destacar os murais no Hospital e Estação de Comboios de Aveiro, no Largo da Biblioteca Municipal de Vagos, no Viaduto A25 terminal da Barra – Costa Nova e a série dedicada à “Epopeia da Pesca do Bacalhau”, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo. Os seus trabalhos artísticos também estão presentes em coleções públicas e privadas no estrangeiro, em Cabo Verde, Noruega, Bélgica, Itália, França e Estados Unidos da América.