De 2 a 6 de setembro, o programa do Rock’n’Camp vai encher Castelo de Paiva de música com concertos, workshops, conversas e outras atividades. Várias momentos abertos ao público e de entrada livre prometem proporcionar uma nova experiência musical ao concelho.
Além da residência artística destinada a músicos a partir dos 12 anos, onde os participantes vão explorar em grupo vários géneros musicais e experimentar técnicas de composição espontânea e improvisação, o Rock’n’Camp terá atividades abertas ao público em geral todos os dias.
Logo no primeiro dia, qualquer pessoa interessada se pode juntar aos participantes da residência e assistir ao Workshop O Poder do Botão, sobre pedais e efeitos sonoros, orientado por Samuel Martins Coelho, experiente compositor e multi-instrumentista com uma vasta carreira a solo e em diversos projetos musicais e educativos. No dia seguinte, o mesmo acontece com uma conversa com o multi-instrumentista e produtor musical Jorge Queijo, autor de inúmeros discos, bandas sonoras para filmes e séries. Estes momentos musicais abertos ao público pretendem aproximar a população deste universo, despertando a curiosidade para a música mesmo para quem não tem qualquer conhecimento nesta área.
O programa inclui também showcases de entrada livre todos os dias da semana, às 17h30, em vários espaços do concelho. Estes concertos de fim de tarde começam no dia 2, com uma atuação dos Coisa Mansa na Praia Fluvial de Pedorido. Nos dias seguintes, será ainda possível ver outros grupos como: Jorge Queijo Trio no Jardim do Largo do Conde de Castelo de Paiva (dia 3), Low Key da Escola Combo no Café Bar Café (dia 4) e o Combo H da Escola Estúdio do Pejão no Parque de Lazer da Croca (dia 5).
E porque a música se cruza com outras áreas, no dia 3 haverá ainda a inauguração da exposição Travel Through Fanzine Space no Centro de Interpretação da Cultura Local, onde vai decorrer o Workshop Rock’n’Zines sobre design experimental e publicações independentes, orientado por Miguel Correia (coordenador da Fanzineteca de Aveiro), e a conversa Publicar para (re)existir. Fanzines em Portugal (1978-2024) sobre como os fanzines moldaram o panorama cultural português, influenciando movimentos como o punk e promovendo novas formas de comunicação alternativa, com a investigadora e professora universitária Paula Guerra. Já no dia 4, o Rock’n’Camp promove um Workshop de Rádio na Escola Estúdio do Pejão, orientado pela radialista Catarina Machado, autora do programa de divulgação cultural O Grito e o Cochicho e coordenadora de projetos de rádio em diversos festivais e escolas.
Na sexta-feira, a tarde será passada na zona da Praia Fluvial e da Ponte Centenária de Pedorido das 15h às 17h, com showcases da banda Sob Pressão da escola Valentim de Carvalho, Inês Pereira (solo) e COMBi.
As atividades abertas ao público são de entrada livre, contudo quem desejar reservar lugar para os workshops e conversas pode fazê-lo enviando email para [email protected] ou uma mensagem através das redes sociais da associação.
Esta é mais uma das atividades do projeto PAMPA — Plano de Amplificação Musical e Cultural para Castelo de Paiva, promovido pela Associação Cultural Rock’n’Cave em parceria com o Município de Castelo de Paiva, apoiado pela Direção-Geral das Artes, sendo o único projeto na sub-região Tâmega e Sousa apoiado pelo Programa Arte e Coesão Territorial entre um total de 34 projetos aprovados por todo o país. O Rock’n’Camp conta com a parceria de várias coletividades e espaços locais, como a Escola Estúdio do Pejão, Banda de Música dos Mineiros do Pejão, Centro Sol Nascente, o AquaPura Terrace, o Café Bar Café, entre outras.