A Cerimónia de Abertura da 22.ª edição do Arouca Film Festival realiza-se na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, a 12 de setembro, com início às 20h30 e com entrada gratuita, mediante obtenção de ingresso através da BOL (casadacriatividade.bol.pt) ou na Torre da Oliva (telef: 256 200 204), Junta de Freguesia/Paços da Cultura (256 200 541), Worten S. João da Madeira, FNAC e CTT.
O programa desta sessão inclui a projeção de “Balas e Bolinhos – Só mais uma coisa”, o mais recente filme da série lançada no ano 2000 pelo realizador (argumentista e ator) Luís Ismael, uma pequena produção independente portuguesa que se transformou num grande sucesso das salas de cinema por todo o país.
Desde então, sempre com grande adesão de público, houve um segundo filme quatro anos depois e um outro em 2012, sempre com assinalável adesão de público, tornando-se num fenómeno de culto do cinema nacional. Mais de uma década depois desse terceiro “Balas e Bolinhos – O Último Capítulo”, surgiu um novo título, que estreou recentemente, e que leva os protagonistas de regresso a casa dos pais.
Esta projeção de “Balas e Bolinhos – Só mais uma coisa” insere-se na programação do Cine S. João, projeto de promoção do cinema através de sessões de acesso gratuito, que resulta da iniciativa do Município de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca, que organiza o Arouca Film Festival.
A edição deste ano desse evento decorre até ao dia 21 de setembro, centralizado no município de Arouca, mas com atividades também noutras cidades, nomeadamente em S. João da Madeira e no Porto.