Foram apresentadas na terça-feira, 3 de setembro, três viaturas elétricas para os serviços domiciliários do Centro de Saúde de S. João da Madeira, uma medida concretizada com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e definida no quadro da preparação da transferência de competências do estado para a autarquia na área da saúde, que se efetivou em abril de 2023.
O investimento nesses veículos foi de cerca de 87 mil euros, ficando os mesmos sob propriedade da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que assegura a sua gestão e manutenção, em articulação com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre Douro e Vouga.
Presente nesta iniciativa, o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, revelou ainda que irá “começar em breve” a requalificação do Centro de Saúde, incluindo a respetiva fachada, já que o projeto – elaborado pelo Município – se encontra concluído.
Seguir-se-á lançamento do concurso público para contratação de empreiteiro, processo que também é da responsabilidade da Câmara Municipal, igualmente no âmbito da transferência de competências na área da saúde.
Estima-se, neste caso, um investimento de cerca de 300 mil euros, com apoio comunitário, para “corrigir, desde já, patologias antigas que afetam o edifício, colmatando, designadamente, problemas de infiltrações e permitindo melhorias ao nível do conforto térmico”.
Para além de autarcas de S. João da Madeira, estiveram presentes Miguel Paiva e Paulo Diz, da Administração da ULS EDV, assim como responsáveis do Centro de Saúde.