More
    InícioA escolha do DiretorOliveira do Bairro vai apresentar duas candidaturas a fundos nacionais e comunitários

    Oliveira do Bairro vai apresentar duas candidaturas a fundos nacionais e comunitários

    O Município de Oliveira do Bairro vai apresentar duas candidaturas a fundos nacionais e comunitários, relativas ao apoio a famílias vulneráveis e à integração de migrantes, no valor global de cerca de 650 mil euros.

    A candidatura “Diferentes somos todos”, a ser apresentada pela autarquia oliveirense no âmbito do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 5G, tem como público alvo as famílias mais vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência/incapacidade, e apresenta como objetivos promover a igualdade, facilitar a integração, efetuar um acompanhamento de proximidade, combater a discriminação, prestar informação sobre os seus direitos e deveres e promover uma melhor consciência coletiva dos contextos de emergência social.  ​

    O valor da candidatura é de 454,667,00€, com 85% de comparticipação a fundo perdido do Fundo Social Europeu +, e será ainda levada a Reunião de Câmara.

    De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora responsável pelas áreas da ação social e da integração de migrantes do Município, este projeto “foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Oliveira do Bairro”, que é constituído por várias entidades com intervenção e responsabilidades no concelho bairradino, em áreas como a saúde, a educação, segurança, ação social, emprego e formação e juntas de freguesia.

    “É mais um projeto que queremos concretizar e que tem em conta as sinergias que obtemos através do trabalho em rede, com entidades e instituições que têm o mesmo objetivo que nós: melhorar a vida das pessoas, em especial das que estão em situação de maior vulnerabilidade”, explicou a autarca.

    O segundo projeto é a elaboração de um novo Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro,​ para implementação entre janeiro de 2025 e março de 2027, que vem na sequência de uma primeira versão, concretizada entre 2020 e 2022.

    Os objetivos desta candidatura são os de promover a integração multinível dos migrantes, garantindo a sua autonomia e capacitação, bem como a sua integração na sociedade de acolhimento e no território de Oliveira do Bairro.​

    O valor desta candidatura, apresentada pela autarquia ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), é de 192.900,70 euros.

    “São dois projetos muito importantes que queremos muito implementar, de forma a ajudar cada vez mais pessoas, mas não nos podemos esquecer que se tratam de candidaturas e que estamos a concorrer com autarquias de todo o país”, avançou Lília Ana Águas.

    “Ainda assim”, completou a autarca, “e mesmo sem financiamento externo, continuamos a investir fortemente na ajuda aos nossos munícipes e famílias mais vulneráveis, seja por questões económicas, de saúde ou de integração, promovendo a coesão social e a igualdade de oportunidades, de forma a podermos proporcionar uma vida mais digna para todos”. 

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ARTIGOS MAIS POPULARES

    PUBLICIDADEspot_img