Decorre até ao dia 31 de dezembro de 2024 o prazo para envio de originais concorrentes à edição de 2024 do Prémio Literário João da Silva Correia, lançado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e que visa distinguir obras poéticas em língua portuguesa.
Nesta edição, destaca-se o formato de entrega das candidaturas, passando a ser efetuado por via digital. A apresentação das candidaturas ao prémio deverá, assim, ser efetuada através do endereço de e-mail [email protected], indicando no assunto: “Obra Concorrente ao Prémio João da Silva Correia 2024”. As normas podem ser consultadas no site da Biblioteca Municipal: https://biblioteca.cm-sjm.pt/Projetos/Premio-Literario-Joao-da-Silva-Correia.
Este prémio literário é uma iniciativa concebida para promover a criação literária portuguesa, identificando e premiando novos talentos da literatura, dando-lhes a oportunidade de verem a sua obra publicada. Lançado em 2006, tem o nome do escritor e jornalista sanjoanense João da Silva Correia (1896-1973), autor do romance “Unhas Negras”.
À semelhança da anterior edição, o júri inclui o embaixador, diplomata, escritor e poeta Luís Castro Mendes – Ministro da Cultura entre abril de 2016 a outubro de 2018 –, o poeta e escritor de literatura infantojuvenil José Fanha, um dos comissários do Festival Poesia à Mesa, e ainda um representante da editora Âncora, com quem o Município de S. João da Madeira mantém, há largos anos, uma parceria na edição dos livros do Prémio João da Silva Correia.
O vencedor é distinguido com a garantia da publicação da obra selecionada, mediante a comparticipação financeira pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.