A jornada começou bem cedo, pelas 09h00, com o troço Mealhada – Casal Comba, seguindo-se, a partir das 10h30, o percurso Casal Comba – Barcouço. Pelas 12h00 iniciou a etapa Barcouço – Pampilhosa e, pelas 13h30, Pampilhosa – Vacariça. Seguiu-se o trajeto Vacariça – Luso e, pelas 16h30, a última etapa, Luso – Mealhada, onde os resistentes chegaram, por volta das 18h30, terminando um percurso de 15 quilómetros.
A Caminhada contou com o apoio de técnicos do Município da Mealhada, bem como de profissionais da GNR, Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa e voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação Mealhada.
Na Semana da Mobilidade, o Executivo da Mealhada apresentou um projeto que procura retirar o máximo de trânsito automóvel do centro da Mealhada. “Devolver a rua às pessoas e às crianças, com mobilidade para todos”, é o objetivo da requalificação que abrangerá o núcleo central da cidade, assegura António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
A Semana Europeia da Mobilidade procura alertar as pessoas para os problemas da mobilidade e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, procurando envolver a comunidade na temática. Contou ainda com workshop “Mealhada acessível”, no qual Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal, alertou para a necessidade de mobilidade dos espaços públicos para garantir a inclusão de todos.