O Encontros de Cinema e Audiovisual na Mealhada realiza-se, dia 8 de novembro, no Cineteatro Messias. Esta segunda edição conta com a apresentação do Plano Nacional das Artes, com uma homenagem ao cineasta António-Pedro Vasconcelos e ainda com um espaço dedicado aos jovens e a curtas metragens escolares.
O Encontros procura ser um espaço de reflexão dedicado ao cinema e ao audiovisual, nas diversas vertentes, seja no contexto de ensino/aprendizagem, seja no contexto de afirmação de “film locations” para a indústria cinematográfica nacional e internacional.
Esta edição conta também com a apresentação do Plano Nacional das Artes, pelo comissário Paulo Pires do Vale, à que se seguirá uma mesa redonda focada no impacto do Plano na região centro e na transformação e desenvolvimento do território através da aposta na Cultura e na Educação. A mesa redonda, moderada por Leonor Lloret, da Aderno – Associação Cultural, é composta por Paulo Pires do Vale, Bruno Gascon, realizador e argumentista, Jorge Brito, secretário executivo intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Alexandra Rodrigues Correia, vice-presidente da CCDRC – Centro, Fernando Trindade, diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, e Carlos Sousa, diretor da Escola Profissional Vasconcelos Lebre.
Outro dos pontos altos do dia será a homenagem a António-Pedro Vasconcelos, cineasta e escritor português, falecido em março deste ano, um dos realizadores do Cinema Novo Português, com o filme “Perdido por Cem”, de 1973. Rodado em 1971, ainda em pleno Estado Novo e durante o decurso da Guerra Colonial, “Perdido Por Cem”, só viria a estrear em abril de 1973, um ano antes da Revolução dos Cravos. É a primeira longa-metragem de António-Pedro Vasconcelos e foi também o primeiro filme português a ser gravado com som direto. É precisamente este o filme que será exibido e apresentado por Ricardo Machado, realizador e antigo aluno de António-Pedro Vasconcelos, e por Paulo Fajardo, realizador, em representação do Cineclub Bairrada.
Este projeto de cinema e audiovisual, desenvolvido pelo Município da Mealhada, com a parceria do CineClub Bairrada e da Aderno – Associação Cultural, procura, desde a génese, envolver os jovens, promovendo as suas curtas-metragens (aproveitar para dizer que no programa vai haver uma apresentação de curtas metragens escolares), debates sobre o futuro do audiovisual, a criatividade e os novos desafios. Um dos momentos marcantes será a apresentação das propostas de logotipos “Encontros” elaborados pelos alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre e do Agrupamento de Escolas da Mealhada.
“O Encontros nasce da necessidade de se criar um espaço de reflexão dedicado ao cinema e ao audiovisual, desafiando profissionais com experiência e com projetos diferenciadores a ajudarem-nos a posicionar o concelho da Mealhada e a região como um espaço amigo do cinema, incentivador da criatividade e do talento local e captador de novas produções”, refere Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Encontros
Programa l 8 de novembro l Cineteatro Messias
10h l Abertura
Apresentação das propostas de logotipos ‘Encontros’, criadas pelos alunos da EPVL e do AEM
11h | Sessão de apresentação de curtas-metragens escolares
Realizadas pelos alunos finalistas da EPVL no âmbito do projeto de final de curso
15h | Apresentação do Plano Nacional das Artes
Apresentação por Paulo Pires do Vale – comissário do Plano Nacional das Artes
Mesa redonda: O Plano Nacional das Artes na região centro.
Transformação e desenvolvimento do território através da aposta na cultura e na educação.
Paulo Pires do Vale – comissário do Plano Nacional das Artes
Bruno Gascon – realizador e argumentista
Jorge Brito – secretário executivo intermunicipal CIM Região de Coimbra
Alexandra Rodrigues Correia – vice-presidente CCDRC – Centro
Fernando Trindade – diretor Agrupamento de Escolas da Mealhada
Carlos Sousa – diretor Escola Profissional Vasconcelos Lebre
Moderadora: Leonor Lloret – Aderno – Associação Cultural
21h | Sessão de homenagem a António-Pedro Vasconcelos
Apresentação e projeção do filme Perdido Por Cem (1973)
Ricardo Machado – realizador e antigo aluno de António-Pedro Vasconcelos
Paulo Fajardo – Cineclub Bairrada