O Município de Albergaria-a-Velha recebeu a distinção “Município de Excelência para Viver em Igualdade”, atribuída pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, numa cerimónia que decorreu em Vila do Rei, no Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro).
Foram reconhecidas as suas boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas. Destaca-se a concretização do Plano Municipal para a Igualdade, nomeadamente a realização de ações de formação para a comunidade e para os serviços internos, bem como a dinamização, ao longo de um ano, de uma campanha para a sensibilização para determinadas temáticas, como a violência doméstica, conciliação da vida profissional e familiar, entre outras.
Esta é a segunda vez consecutiva que o Município recebe a distinção, fruto do seu trabalho na implementação de políticas que potenciam uma vivência em harmonia e fundamentada nos valores da solidariedade e em pleno respeito pelos direitos humanos.
Na 7.ª Edição do Prémio “Viver em Igualdade”, referente ao biénio 2024/2025, a CIG distinguiu 58 câmaras municipais, 2 comunidades intermunicipais e uma junta de freguesia.
A sessão em Vila do Rei contou com a presença da Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.